Don Pascual Tannat 2007, um vinho bem barato.

Antes de ser propriedade da família Deicas, as terras do Establecimiento Juanicó passaram por vários proprietários. Entre eles se inclui Don Francisco Juanico, que em 1830 rompeu com a tradição da área de pecuária, e construiu uma adega subterrânea que permitia produzir vinhos de alta qualidade. Quase um século e meio mais tarde, em 1979, nas mãos de Juan Carlos Deicas iniciou-se um forte investimento em novas tecnologias. Até que em 1996 nascia o Don Pascual em homenagem a Don Pascual Harriague, que introduziu a uva Tannat no Uruguai. Hoje é um dos vinhos uruguaios mais vendidos no mundo.

O Don Pascual Tannat apresenta cor rubi intensa com reflexos púrpura. Aroma de frutas negras, ameixa e figo. Corpo médio, boa acidez, taninos bem duros, um pouco adstringente, final ligeiro. Um vinho bem simples, mas que bem harmonizado, irá “redondo”, acompanhou muito bem uma maminha em cubos com especiarias (pimenta Jamaica, noz moscada, canela em pau, coentro em grão e cravo), ou seja, carnes com temperos marcantes.

A melhor parte fica por conta do preço, encontrei por R$ 16,50. Levando em consideração esse custo o Don Pascual se valoriza muito, deixando-o respirar por uns 30 minutinhos antes de servir e harmonizando direitinho, ele não fará feio!

13 comentários:

  1. Belo vinho pelo que vejo, onde posso encontra-lo para minha apreciação. Obrigado.
    www.casanovavinhos.com.br

    ResponderExcluir
  2. www.casanovavinhos.com.br
    Onde posso encontrar esse vinho para adiciona-lo a minha adega.

    ResponderExcluir
  3. Um amigo me recomendou esse vinho,mas foram as suas observações que me convenceram a prová-lo...rs

    ResponderExcluir
  4. Criska, que legal!
    Agora, espero que vc tenha gostado...rs
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Alessandro Guimarães:.21 de agosto de 2009 às 16:56

    Meu camarada, esse vinho é um dos melhores Uruguaios que já degustei. Estive a pouco em Salto - ROU e pude presenciar um belo estoque deste vinho no Restaurante "Casa del Lamas", à beira do Rio Uruguai na divisa com a cidade de Concórdia_Argentina. Realmente, o 'custo-benefício' é muito interessante. Forte abço da Fronteira do RS, mais precisamente do Oriente de São Borja, Alessandro Guimarães:.

    ResponderExcluir
  6. Onde posso comprar Don Pascual Tannat Roble em Recife - PE.

    Grato,

    Ricardo Lira

    rliraaduana@terra.com.br

    ResponderExcluir
  7. De todos os Tannat do Uruguai que provei até agora, este me pareceu o melhor. Pode haver outros muito bons, mas ainda não os conheço. Vinhos desta uva com o dobro do preço ou mais, não me agradaram como este.

    José

    ResponderExcluir
  8. muito bom vinho, tomei várias garrafas à poucos dias no maravilhoso mercado do porto(uruguai), não troquei mais. foram seis dias de DON PASCUAL.

    ResponderExcluir
  9. ola pessoal, sou Uruguaio, moro no Brasil a 5 anos, e posso falar para vocês que esse vinho e realmente excelente, toda vez que viajo a Uruguai faço uma boa compra dele e mantenho meu estoque aqui em casa para compartir com amigos nos bons momentos, quem tiver a oportunidade de provar, favor não duvide em fazer-lo.
    abraços

    ResponderExcluir
  10. Realmente é um bom vinho, encorpado e com retrogosto intenso e suave. Encontro deste vinho em bons supermercados. É bom com carnes vermelhas. A temperatura ideal para degustá-lo é 14 graus, com uma taça bem larga.
    Alexandre - Anápolis

    ResponderExcluir
  11. Um bom vinho realmente,eu vendo este vinho por r$15,00 é um vinho de custo benefício da uva tannat,que realmente com um churrasco,uma carne vermelha ao ponto realça perfeitamente.
    Para quem queira obter o vinho pode entrar em contato comigo pelo fone:(81)8872-9669/(81)9316-3014/(81)9971-4720 ou pelo email:daivsonwallas@hotmail.com

    e outros vinhos,espumantes,champanhes,whiskes e licores.

    ResponderExcluir
  12. Degustei vinho tannat diretamente na adega Juanicó, achei maravilhoso, muito mais encorpado e com um final marcante, com uma boa carne grelhada fica ainda melhor.
    Recomendo a todos que puderem provar.

    ResponderExcluir