Three Steps Shiraz Premium 2006, vale conhecer!

A vinícola Hope Estate, com cerca de 100 hectares de vinhedos, localiza-se nas proximidades do povoado de Broke, em Lower Hunter Valley. Foi criada em 1994 pelo farmacêutico Michael Hope, que abandonou sua profissão para dedicar-se inteiramente aos vinhos. Hunter Valley é a mais antiga região vinícola da Austrália, sendo que as primeiras vinhas foram plantadas em 1820 e a Shiraz, uva emblemática do país, teve seu primeiro pé plantado ali em 1832. Os pioneiros encontraram um clima similar ao sul da França, perfeito para o crescimento das uvas. O clima moderado e solos ricos são ideais para cepas como Semillon, Verdelho, Chardonnay, Shiraz e Merlot. A empresa também possui vinhedos nos Estados de Victoria e Western Australia. Recentemente Michael adquiriu a vinícola Rothbury Estate, em Pokolbin, mudando para lá suas instalações. Ele pretende dar continuidade à tradição dos legendários fundadores de Rothbury, Lens Evans e Murray Tyrrell.

O Three Steps Shiraz Premium é um dos vinhos mais exportados dessa vinícola. Sua cor é rubi intenso com reflexo púrpura. Aroma de ameixas e amoras, notas de chocolate proveniente da madeira são bem perceptíveis, esse vinho estagiou por 12 meses em carvalho americano. Corpo médio, acidez boa e taninos bem macios. Um vinho complexo e equilibrado, apenas uma ressalva ao seu leve final.

Outro aspecto a ser abordado é a grande diferença que percebo entre a Shiraz australiana e a Syraz francesa, cabe aqui um prova comparativa que pretendo realizar em breve. Quanto ao preço do Three Step, comprei em promoção por R$ 47,00; por se tratar de um vinho australiano, o preço é justo, considero muito interessante esse contato com vinhos das mais diversas regiões do mundo, agora se compararmos a outros chilenos ou argentinos, iremos certamente encontrar vinhos melhores por preços mais baixos.

2 comentários:

  1. este vinho é excelente! é abrir e degusta-lo! não tem obrigação de area-lo! excelente!

    ResponderExcluir
  2. meu caro desculpe a minha humilde opinião .... mas estás enganado.... sim... é um vinho leve .... mas com todas as características de um bom shiraz e deixa completamente argentinos e chilenos do mesmo valor no chão... primeiramente é um exemplar australiano acessível que demonstra as características que estudamos em teoria.... agulhadas na língua.... couro e especiarias e menta no nariz.... um ótimo vinho ... num excelente preço.... meu único conselho é que deguste-o novamente com cuidado!!!

    ResponderExcluir