Ingredientes:
- Óleo para refogar
- 3 cebolas picadas picada em cubos
- 1/2 xícara(s) de chá de cenoura picada em cubos
- 1/2 xícara(s) de chá de salsão picado em cubos
- 2 colher(es) de sopa de extrato de tomate
- 450 grama(s) de costela de boi moída
- 450 grama(s) de paleta de cordeiro moída
- 2 colher(es) de sopa de molho inglês
- 3/4 xícara(s) de chá de vinho tinto
- 4 xícara(s) de chá de caldo de carne
- 1 cabeça de alho
- 1 ramo de tomilho
- 1 ramos de alecrim
- 1/2 xícara(s) de chá de salsinha
- Sal a gosto
- 2 xícara(s) de chá de purê de batata com consistência firme
Modo de preparo:
Em uma panela coloque o óleo e refogue a cebola, a cenoura o salsão até murchar. Coloque o extrato de tomate e misture. Junte as carnes moídas e refogue por mais alguns minutos. Acrescente o molho inglês, o vinho tinto, o caldo de carne.
À parte, faça um amarrado com os temperos: alho, tomilho, alecrim. Para facilitar você pode usar um pano absorvente de limpeza (virgem) para fazer uma trouxinha (a ideia é que os ramos e cascas não se misturem ao molho). Coloque o "saquinho" com os temperos no refogado. Cozinhe em fogo alto por 40 minutos, diminua o fogo, e deixe até que o líquido quase evapore totalmente.
Salpique a salsinha picada, retire o saquinho com os temperos e acerte o sal se necessário. Transfira o refogado para um recipiente refratário (que possa ir ao forno) onde será montada a torta.
Cubra o purê de batata. Se quiser, pode colocar o purê no saco de confeitar e decorar a torta. Asse por 20 minutos em forno alto. Sirva quente.
Prato simples, mas diferente do chef Marcelo Tanus. Ótimo para uma noite fria acompanhado de um bom vinho português da região do Douro ou do Dão, como o Cabriz Colheita Selecionada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário