Alguns rótulos de vinhos são incríveis obras de arte. Esses rótulos podem ser tão bonitos, que estabelecem um desafio para o vinho ultrapassar a sua própria embalagem. Obras de arte de artistas famosos são muitas vezes incorporadas no desenho de um rótulo, e trazem uma sensação de familiaridade com a etiqueta. O uso de tipografia ajuda a criar e transmitir uma sensação que o conteúdo da garrafa pode ultrapassar o simples significado das palavras. Seja o texto discreto, básico, ou ousado, a tipografia é uma eficaz ferramenta nos rótulos.
Um rótulo, por si só, garante-nos a legalidade do produto mas não obrigatoriamente a qualidade desejada. Em todo o mundo, continua a ser mais a idoneidade e consistência do produtor que assegura que levamos para casa o produto que pretendemos. Contudo, as novas marcas, num mercado de crescente concorrência, para conquistar e fidelizar clientes apostam na apresentação do vinho para fixar sua marca.
Nesta luta, os designativos especiais de qualidade têm sido impiedosamente utilizados. E muitos dos melhores vinhos não utilizam qualquer destes artifícios, mas, ainda assim, continuam a assegurar uma qualidade a seus vinhos, dos mais simples aos mais sofisticados: Superior, Escolha, Colheita, Seleccion, Reserva (e não “Reservado”), Gran Reserva, entre outras designações, ajudam o consumidor a escolher os melhores vinhos.
Veja alguns exemplos e entenda as informações impressas nos rótulo:
Texto: Vino Mundi
Eu acredito que, assim como instrumentos musicais, os vinhos dependem de quem os fabrica, um medico amigo da familia sempre diz que não troca o vinho caseiro por nenhum outro, e realmente o vinho que ele compra é muito bom custa R$ 7,00 2 L
ResponderExcluir