Apesar do vinho estar se popularizando no Brasil, sabemos que ainda está longe de ser uma das bebidas prediletas do brasileiro. Nosso consumo médio ainda é muito pequeno se comparado aos nossos vizinhos argentinos e chilenos, que dirá ao dos europeus. O fato de o Brasil ser um país tropical faz com que a cerveja (gelada) seja mais atraente ao consumidor, outro aspecto interessante ligado ao nosso clima quente, é que o vinho branco, teoricamente deveria ser mais consumido por aqui, e não é, o tinto tem larga vantagem, certamente isso acaba restringindo ainda mais a combinação dessa bebida com nossas características tropicais. Não tenho dúvidas que o vinho branco gelado teria uma adaptação muito mais fácil aos nossos hábitos, mas decididamente o brasileiro quando pensa em vinho, pensa em tinto.
Outro tipo de vinho que tem muito potencial em nosso país é
o rosé, em minha opinião, temos aqui no Brasil, uma perfeita ambientação para o
consumo desse vinho. A maioria dos rosés fica perfeito servido gelado e na questão
de harmonização vai muito bem com vários tipos de pratos brasileiros, até mesmo
como aperitivo em nosso característico happy hour, um verdadeiro “coringa”!
Agora, se consumimos ainda pouco vinho tinto, quase nada de branco, que dirá o
rosé. Para difundir esse virtual potencial do rosé em nosso mercado, seria
necessário um bom investimento em sua divulgação, ações de marketing bem
preparadas despertariam o interesse do consumidor para esse tipo de bebida e
aos provar o vinho rose, a possibilidade de nosso consumidor gostar do produto
é enorme.
De uma forma geral, acredito que faltam às empresas ligadas
ao setor; fabricantes, distribuidores ou lojistas, um forte investimento no
marketing do vinho, além disso, o pouco que se investe nessa área é de uma
falta de criatividade gigantesca. Infelizmente nossos fabricantes estão mais
preocupados em conseguir vantagens fiscais e se proteger da concorrência
através de atos arcaicos como a salvaguarda do que investir em ações que
popularizem o vinho junto a nossa população. Ações de popularização foram muito
eficientes no passado nos Estados Unidos, ainda hoje as empresas investem muito
institucionalmente na imagem do vinho americano, talvez esse modelo seja um bom
exemplo a ser seguido por nós brasileiros!
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