Para mim um dos grandes destaques da Expovinis 2011 foi o stand da Acavitis, que reuniu vários produtores catarinenses. Pretendo comentar aqui sobre vários deles que me agradaram muito. Vou começar pelo Villaggio Grando que iniciou sua história nos anos 90, quando Maurício Carlos Grando junto com um amigo francês visitou a região de Herciliópolis no município de Água Doce, onde hoje se localiza a vinícola. Um ano após este fato Maurício se juntou ao enólogo Jean Pierre Rosier, dando início aos trabalhos de pesquisas e adaptações de várias castas que hoje são utilizadas na produção de vários vinhos muito interessantes.
Dentre os que degustei, destaco o Innominabile Lote III, esse vinho é o resultado da junção das guardas de lotes anteriores, separados para evolução, das safras 2004, 2005, 2006 e 2007, cortado com as uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Pinot Noir e Petiti Verdot. Estagiou por seis meses em carvalho francês de tostagem média, oriundos de três bosques distintos.
Sua cor é um rubi intenso e brilhante com reflexos violáceos. Possui aroma intenso de frutas vermelhas com notas de especiarias, está presente também a baunilha proveniente do estágio em carvalho. Em boca apresenta um grande equilíbrio, boa acidez, seus taninos são macios e bem estruturados, possui boa persistência e um final longo.
Gostei muito desse elegante vinho, alias fiquei muito surpreso com a qualidade dos vinhos que degustei da Villaggio Grando, além do Innominabile, provei também o ótimo Além Mar que comentarei a seguir. Por enquanto não é nada fácil encontrá-lo nas lojas, aqui está algo que a vinícola precisa melhorar com urgência, sua distribuição. Seu preço gira em torno de R$ 54,00 em alguns sites que encontrei na internet.
Olá, sou do interior de SP. Já degustei e realmente é marcante este vinho, tenho comigo uma garrafa que trouxe de Caçador / SC. Seria ótimo ter a oportunidade de adquirir por aqui mais algumas garrafas!
ResponderExcluir