Chianti, o mais famoso de todos os vinhos italianos, é produzido na região central da Itália, mais precisamente na Toscana, nas cercanias das cidades históricas de Florença e Siena. Os vinhedos de Chianti estão espalhados por toda a região, sendo que em 1932 foram definidas por lei sete zonas produtoras, dentro da apelação. São elas: Chianti Clássico, Colli Aretini, Colli Fiorentini, Colli Senesi, Colline Pisane, Montalbano e Rufina. Mesmo com a introdução das normas de DOC ( Denominazione di Origine Controlata) e DOCG (Denominazione di Origine Controlata e Garantita), estas subdivisões permaneceram inalteradas.
O Chianti tem um lugar especial no coração da vinícola Ruffino. Ele foi o primeiro vinho produzido por Ilario e Leopoldo Ruffino, os fundadores da empresa, e sempre foi referência de qualidade para toda a categoria de Chianti. Para muitos consumidores, Chianti Ruffino são duas palavras inseparáveis. O Ruffino, de fato, influenciou significativamente a percepção de quem gosta de um bom Chianti. Esses vinhos eram tradicionalmente famosos pela garrafa coberta de palha, mas que a partir de 1975 a Ruffino buscando uma nova imagem para os Chianti, substituiu essa tradicional garrafa por uma nova garrafa tipo "Florentina".
Esse vinho tem cor rubi, aroma frutado muito agradável com notas floras proeminente, ao fundo um toque de especiarias. Corpo médio, bem estruturado e com uma persistência muito boa. Seu preço é R$ 47,95 no Rei dos Whiskys, para mim é um valor justo, eu gosto bastante desse vinho que é sempre uma boa opção quando pretendemos harmonizar com a culinária italiana.
olá gostaria d saber qual o teor alcoólico do vinho RUFFINO CHIANTI. e também o ano dele?
ResponderExcluirmeu e-mail é ricardomkt2010@hotmail.com
Ricardo!
Ricardo, o teor alcoolico do Ruffino é 12,5°. Esse que degustei era de 2008.
ResponderExcluirAbraço
Silas