Adega climatizada, uma solução prática e eficiente.

Normalmente não é possível construir uma adega em casa. Nesses casos, as adegas climatizadas são ótimas opções de uso. Basta ter uma tomada perto para ligar o equipamento e assim conservar os vinhos. No mercado, há inúmeras marcas e modelos, com diferentes capacidades. Na hora de escolher, o enófilo e consultor enogastronômico Renato Frascino ensina que é preciso prestar atenção em alguns itens.

A capacidade é a primeira delas: "Calcule aproximadamente o seu consumo e as suas necessidades antes de comprar". Outra característica a ser levada em conta é a estabilidade, tanto de barulho quanto de temperatura. "A adega não pode produzir muito ruído nem ter variações de temperatura", diz. Controle de iluminação e prateleiras que deslizam, facilitando a visualização dos rótulos também são características de uma boa adega. Segundo o consultor, a temperatura deve ficar por volta dos 15ºC para conservar a bebida.

2 comentários:

  1. Oi Silas,

    Uma outra dica importante... Se não quiser ter dor de cabeça, escolha os modelos com compressor, como as geladeiras. Com este clima que temos, são as que menos irão variar a temperatura real interna na adega.
    Outra dica legal, compre um termômetro e coloque dentro da Adega, é importante para aferir o quanto realmente a sua adega gela e o quanto ela marca.

    abraço,
    Evandro
    http://confraria2panas.sosblog.com/

    ResponderExcluir
  2. Evandro, como vai?

    Bem lembrado sobre o compressor, eles fazem um pouquinho de barulho, mas nada que comprometa.
    A idéia do termometro achei excelente, nunca tinha pensado nisso e realmente é uma solução bem legal para aferirmos se o que indica no mostrador da adega está ou não correto!

    Grande abraço,

    Silas

    ResponderExcluir