Quinta do Seival Castas Portuguesas 2005, qualidade acima da média dos nacional.

A história da Família Miolo no Brasil começa em 1897, quando Giuseppe Miolo chegou ao país vindo da Itália. Ao chegar, o imigrante foi para Bento Gonçalves e trocou suas economias por um pedaço de terra no Vale dos Vinhedos, especificamente chamado Lote 43. Naquele mesmo ano, começou a plantar uvas dando início à tradição vitícola da família no Brasil. Na década de 70, a Família Miolo Foi pioneira no plantio de uvas finas, fazendo com que os netos de Giuseppe Miolo, Darcy, Antônio e Paulo ficassem conhecidos na região pela qualidade de suas uvas.

Hoje, a Miolo Wine Group apresenta nove unidades de negócios: Vinícola Miolo, Fortaleza do Seival, Vinícola Almadén, Vinícola Ouro Verde, RAR, Lovara, entre elas, três internacionais; Costa Pacífico (Chile), Los Nevados (Argentina) e Osborne (Espanha).

Um dos grandes projetos do Miolo Wine Group está instalado na Estância Fortaleza do Seival, localizado no Sul do Brasil no município de Candiota, próximo à divisa com o Uruguai. Situado a 31° de latitude Sul , 53°de longitude e em uma altitude de 100 a 300 m. acima do nível do mar. A região de Campanha Gaúcha compreende os municípios de: Candiota, Hulha Negra, Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Quarai, Alegrete e Uruguaiana.

A Campanha gaúcha é uma região de clima temperado com verões quentes e secos. Os vinhedos são formados por principalmente por castas portuguesas. A vinícola produz anualmente 520 mil em 150 hectares. Até 2018 a estimativa é produzir 3 milhões de litros de vinhos, com previsão de implantação de 400 hectares de vinhedos.

O grande destaque dessa estância é sem dúvida o vinho Quinta do Seival Castas Portuguesas 2005, elaborado das variedades de uvas Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz. Sua cor é o rubi com reflexos púrpura. Aroma bem típico das castas portuguesas, frutas negras como ameixa e figo, presença marcante do chocolate. Na boca mostra-se um vinho equilibrado, com corpo expressivo e taninos macios e com final persistente. Vale citar o amadurecimento de 12 meses em barricas novas de carvalho francês.

Um vinho redondo, acima da média dos vinhos nacionais, muito gostoso mesmo! O preço varia muito, das lojas em que o encontrei, o mais barato está na Vinhos & Vinhos.com (www.vinhosevinhos.com) por R$ 49,90, mas cheguei a vê-lo por quase R$ 70,00 por aí. O preço pago valeu cada centavo, esse vai para a lista vip dos “bons e baratos”.

Um comentário:

  1. Silas, concordo nem parece vinho brasileiro...rs
    Muito bom mesmo!
    Abraço
    Ciro

    ResponderExcluir