Bomba para retirar ar da garrafa realmente funciona?

Renato Machado respondeu essa pergunta em seu programa diário "Momento do Brinde" na rádio CBN, Clique abaixo e escute seu comentário na integra. Particularmente tenho a mesma opinião do Renato, comprei uma bomba Vacuvin e a utilizei algumas vezes, em 100% notei uma deterioração marcante no vinho, principalmente quando o deixamos de um dia para o outro. Não é que o vinho se torna “intragável”, mas em vários aspectos as diferenças são enormes, principalmente quanto aos aromas. Para mim a melhor opção é não utilizá-la, mas é claro, se não houver outro jeito o uso da rolha especial que vem junto com o Vacucin será melhor do que deixar a garrafa com a rolha original.

6 comentários:

  1. Partindo do principio que o vinho é bom e barato, eu não usaria o vacu vin.Coloca a rolha ( se for screw melhor ainda)dele mesmo ,guarda na geladeira e espera até o dia seguinte.
    Vai oxidar mesmo com o vacuvin.
    Eu já fiz um teste com o mesmo vinho.Abri bebi meia garrafa e guardei só com a rolha, e abri dai a 5 dias.
    O outro, abri , usei vacuvin , dai a 5 dias, bebi.
    Os dois ficaram iguais.
    O vinho é bom naquele momento .Depois , já perdeu muito.
    parabéns pelo seu blog.
    chiquinho badaró
    vinhos e vinhas

    ResponderExcluir
  2. Pois é chiquinho, olhando por esse lado, dos vinhos serem baratos, eu concordo com vc.
    Obrigado pela visita, também parabéns pelo seu blog, ele é muito bom!
    Abraço,
    Silas

    ResponderExcluir
  3. Huuumm.. interessante esse blog. Além do mais, muito útil. Já foi pro meus preferidos ;)

    ResponderExcluir
  4. Pois na minha experiência, uma bomba de vácuo é o único utensílio que alguém precisa de fato em casa além de um abridor de boa qualidade. Se utilizada de forma adequada (e for, de fato, de boa qualidade também), aumenta bastante a vida "útil" de uma garrafa aberta. A oxidação vai acontecer, inevitavelmente, mas será muito mais lenta. A garrafa poderá ser consumida em algumas "sessões". Não pensem que a bomba permite a re-estocagem da garrafa: uma garrafa aberta e consumida pela metade, como no exemplo do Chico Badaró, acima, provavelmente não irá resistir bem a CINCO dias, mas poderá se conservar bem até o dia seguinte e mais um ou dois. Além do que, tudo depende da qualidade e estrutura do próprio vinho...

    ResponderExcluir
  5. EU tambem acho, sempre que usei a bomba da VacuVin que tenho o vinho deu uma "avinagrada" caracteristica no outro dia...Infelizmente não ha vinho melhor que o consumido na hora...Parece que todos os vinhos que usei ficaram iguais. Bela resposta Renato Machado, voce e excelente como jornalista e entendor de Vinhos!!!

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu utilizo a mais de 10 anos, e acho que tive sorte de ter os vinhos ainda muito bons para se beber no dia sequinte, talvez por vivido em Portugal, a temperatura permitia que nao se alterasse a qualidade. Recomendo, tenho sempre un vinho aberto com esta rolha que é utilizada para sacar el ar... agora vivo em Espanha e continuo utilizando, sem problemas.

    ResponderExcluir