A decantação é um ato quase de cerimônia, pois é necessário treino e perícia para decantar corretamente um vinho. É um processo que consiste em passar o vinho da garrafa original para um recipiente, geralmente de cristal, designado decanter. É frequentemente realizada nos vinhos tintos, não é muito comum nos brancos.
A decantação beneficia o vinho em dois aspectos fundamentais: extrai as borras que os vinhos velhos apresentam (por causa dos anos em garrafa) e principalmente ajudam os vinhos a “respirar”.
Quando um vinho é muito antigo, a oxigenação possibilita a libertação dos aromas guardados na garrafa durante muitos anos. Neste caso, a decantação deve ser feita pouco tempo antes do vinho ser servido, porque os aromas libertados perdem-se rapidamente. Nos vinhos tintos jovens, a decantação amacia os taninos (que são ásperos por natureza) e deve ser realizada cerca de duas horas antes do vinho ser consumido. Se o vinho não for muito rico em taninos não deve ser decantado, caso contrário a complexidade dos seus aromas pode desaparecer.
A decantação é um processo facultativo e de preferência pessoal, contudo é conveniente que se decante um vinho que apresente borras. Quando um vinho com borras é servido na garrafa original, o líquido limpo mistura-se com o “depósito” ao menor movimento.
Para decantar vinhos velhos
A garrafa deverá ficar de pé durante um ou dois dias antes da decantação para que o “depósito” fique no fundo. Prepare os utensílios para a decantação: a garrafa, a vela ou lâmpada e o decanter. Pode também utilizar um cesto de decantação. Abra a garrafa, limpe o gargalo e acenda a vela. Coloque a zona do gargalo da garrafa sob a vela e verta o líquido para o decanter. O movimento deve ser constante e sem interrupções. Quando vir as primeiras partículas do depósito perto do gargalo da garrafa pare de verter o líquido. Coloque a garrafa na vertical e ao lado do decanter para identificar o vinho que vai consumir.
Para decantar vinhos jovens
Abra a garrafa. Verta o conteúdo para um recipiente apropriado (decanter). Coloque a garrafa ao lado do decantar para identificar o vinho que vai consumir.
E numa emergência?
Se a garrafa não tiver tido tempo para assentar os resíduos, pode recorrer a um pequeno truque: cubra o bocal do decanter com um pano branco fino ou um guardanapo de papel e verta o vinho para dentro do decanter. Quando começar a ver sinais de depósito no pano, termine a operação.
Adorei o post, parabéns!!
ResponderExcluir