ANAKENA CARMÉNÈRE 2009
A Carménère é a cepa chilena por excelência. Redescoberta, muitos pensavam que fosse uma variante de Merlot. Ela foi virtualmente dizimada pela fi loxera na Europa, mas suas descendentes sobreviveram no Chile. A Viña San Pedro fundada em 1865 pelos irmãos Correa Albano é hoje o segundo maior exportador do Chile e possui vinhedos localizados no Vale de Curicó. Este Carménère possui sua cor violeta escura, com aromas intensos e complexos de frutas vermelhas, principalmente cereja. Na boca, lembra tabaco e café. Seu corpo é médio e sua acidez é boa, além de ter persistência média. Tente este Carménère com carnes vermelhas e queijos Brie. Importado pela Costazzurra, seu preço é R$ 29,00.
35 SUR CARMÉNÈRE RESERVA 2009
O Vale do Rapel é formado por duas subregiões bem conhecidas: Colchagua e Cachapoal. Entre as principais uvas produzidas estão Cabernet Sauvignon, Carménère e Merlot. Neste caso, o vinho é produzido com 100% de Carménère e tem coloração rubi com tons violáceos. Os aromas revelam notas de frutas vermelhas especialmente ameixas e cerejas. Na boca, corpo médio e taninos suaves com boa acidez. Apresenta 13% de graduação alcoólica. Um vinho descomplicado, ótimo para bebericar. O contrarrótulo é curioso: não traz as usuais informações que orientam o consumidor como, por exemplo temperatura, descrição, localização. Aponta somente detalhes sobre a importação do produto em diversos países. Importado pela La Pastina, seu preçoé R$ 31,00.
Ola. Concordo com este Carmenère. É muito bom. Aliás o Chile vem melhorando e muito esta cepa. MAs não acredito na propaganda enganosa de que a Filoxera não chegou no Chile. CLARO que chegou até pq o Chile não é aquela ilha suspensa do filme Avatar. O que ocorre é que a Filoxara não se fixou por lá isto sim. Daí seus antigos vinhedos produzindo até hj serem de pé franco.
ResponderExcluirUm abraço Peter (www.alemdovinho.wordpress.com)