O Rio Grande do Sul é responsável por 90% da produção dos vinhos nacionais. O Estado tem mais de 700 vinícolas e, em 2009, cerca de 430 milhões de litros de vinhos, sucos e outros derivados da uva foram produzidos na região. Com a fama, alguns produtores desenvolveram o enoturismo, modalidade de atração de turistas que tem a bebida como grande chamariz. E o enoturismo no Estado está em franca ascensão.
Em 2009, o enoturismo na região do Vale dos Vinhedos atraiu 182 mil pessoas, segundo dados da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). O número foi quase 20% maior que o do ano anterior, quando a atividade atraiu 153 mil turistas. O enoturismo não é uma atividade-fim, mas uma ferramenta para que os produtores estimulem a venda de vinhos. Se o desempenho previsto para a alta temporada se repetir ao longo de 2010, o número de visitantes pode passar de 200 mil este ano.
O Vale dos Vinhedo é constituído por 15 cidades da Serra Gaúcha, a estimativa é que 85 mil visitantes passem pela região entre junho e agosto deste ano, alta de 15% na comparação com o mesmo período de 2008, quando foram recebidos 77 mil turistas.
A Casa Valduga, de Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, foi a primeira do Brasil a criar um complexo turístico dentro de uma vinícola, no final da década de 70. Dentro da vinícola há uma pousada, com 24 apartamentos, quatro restaurantes e programações para que o visitante conheça de perto como o vinho é feito e como é uma plantação das uvas, já que os parreirais são o quintal da vinícola.
O passeio pela vinícola é sempre acompanhado por um guia que explica desde como a uva é plantada até o momento em que o vinho é engarrafado. Durante a visita, uma taça de espumante é servida aos visitantes dentro do depósito onde os vinhos adormecem. A casa não trabalha com grupo de excursões grandes, pois privilegia o contato mais próximo com seus clientes. “Queremos dar atenção aos nossos visitantes. Por isso o número é sempre limitado”.
Há na região do Vale dos Vinhedos cerca de 30 vinícolas abertas à visitação. Desde 2007, a Don Guerino, na cidade de Alto Feliz, oferece o enoturismo aos visitantes da região. A vinícola recebe uma média de 400 clientes por mês, segundo Maicon Motter, diretor comercial da empresa. Ele afirma que 30% das vendas são originadas das visitações feitas pelos turistas. “Essa prática é muito importante para o setor porque fortalece a imagem do vinho nacional e fideliza os consumidores”, afirma o executivo.
Fonte: IG - Daniela Barbosa.
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