Dom Cândido 4ª Geração Marselan 2006, me surpreendeu!

Procedente de Roveretto, no Tirol Italiano, a família Valduga chegou ao Brasil em 1875. Estabeleceu-se na Linha Leopoldina, hoje Vale dos Vinhedos, dedicando-se desde então, à viti-vinicultura. No início, para provimento da alimentação; depois, na elaboração do vinho para consumo da família, e dos amigos; começando a partir de então, a comercializar o excedente.

Com o passar dos anos, o neto Cândido Valduga, numa área de 12 hectares, foi aprimorando os vinhedos próprios, onde hoje são cultivados tipos de uvas nobres, as quais são utilizadas na elaboração de quantidades limitadas de vinhos, após rigorosa seleção.

O processo de qualificação dos vinhos, em 1986, atingiu o nível de excelência onde, mesmo assim, continuamos a aprimorá-lo. Neste mesmo período, foi construída a Dom Cândido, orgulho dos filhos Roberto, Celso, Marcos e Carlos Valduga. A elaboração dos vinhos é artesanal. No ano de 2001 a Dom Cândido adquiriu no interior da cidade de Veranópolis 50 hectares de terra onde está implantando mudas importadas de variedades nobres, utilizando uma moderna tecnologia de produção garantindo uvas de excelente qualidade.

Os hábitos tradicionais, como o da “colassion”, na qual todos interrompem a faina para uma rápida refeição ao ar livre, são valores ainda preservados, como uma homenagem ao ideal e à perseverança dos antepassados; valores estes, aliados à mais moderna técnica enológica, têm como resultado, vinhos marcantes com características próprias, as quais identificam a Dom Cândido.

Esse Don Cândido foi elaborado 100% a partir de uvas Marselan (clone resultante do cruzamento das uvas Grenache Preto e Cabernet Sauvignon). Apresenta coloração rubi com tons violeta. Seus aromas são intensos com características de frutas vermelhas, toques florais e de especiarias. É um vinho equilibrado, com boa acidez e taninos macios, bem estruturado e com retrogosto persistente.

Para mim essa casta era uma novidade, mas gostei bastante! Encontrei esse vinho por R$ 47,00, a principio achei caro, mas a curiosidade de degustar uma "uva" que eu ainda não conhecia falou mais alto; garanto a vocês, valeu à pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário