DOC Prosecco, o popular espumante italiano do Vêneto.


Origem: Há pelo menos dois séculos, vinhos espumantes e frisantes são feitos na província de Treviso, no nordeste da Itália. Em 1936, começaram os primeiros estudos, a cargo da Estação Experimental de Viticultura de Conegliano, para delimitar uma área de produção. Em abril de 1969, foi criada a DOC oficializando a área delimitada de produção. Em outubro do 2008, os produtores requisitaram a elevação do status da zona de produção delimitada de DOC (Denominazione di Origine Controllata) para DOCG Denominazione di Origine Controllata e Garantita). A mesmas proposta prevê que os Proseccos IGT sejam incorporados aos status de DOC. A decisão, favorável ou não aos pleitos, deve sair em 2009.

Tipos: O grosso da produção é composto por espumante branco. Há alguns frisantes e até um vinho tranqüilo dentro da DOC.

Elaboração: a imensa maioria dos Proseccos é produzida pelo método Charmat, com a segunda fermentação tomando ocorrendo em grandes tanques de aço inox. Alguns poucos produtores de prestígio fazem o espumante com a segunda fermentação na própria garrafa.

Zona de produção: a DOC Prosecco abrange cerca 20 mil hectares, nas comunas de Conegliano e Valdobbiadene, ao norte da província de Treviso, dentro da região do Vêneto, no norte da Itália. Atualmente os vinhedos plantados contabilizam cerca de 5 mil hectares. Há uma sub-área dentro da comuna de Valdobbiadene, de 104 hectares, que elabora Proseccos de (teoricamente) mais qualidade, os Cartizze. Isso sem contar os milhares de hectares fora da zona delimitada que elaboram o Prosecco IGT.

Uvas: ao menos 85% do vinho de base do espumante devem vir da variedade branca italiana Prosecco, que empresta seu nome ao vinho. As cepas Verdiso, Bianchetta e Perera podem contribuir com no máximo 15% do blend de um Prosecco.

Produção: 57 milhões de garrafas por ano dentro da DOC Prosecco e mais 100 milhões de garrafas de Prosecco fora da zona deliminada, que levam o nome de Prosecco IGT (Indicazione Geografica Tipica).

Por Marcos Pivetta
Foto do blog Adriana Grasso

Nenhum comentário:

Postar um comentário