Mendonza a cidade que respira vinho. Escorihuela Gascón Malbec 2007 faz parte da história desse lugar.

" Destes vinhedos nascem os vinhos que lhe convidam a voltar ou ficar para sempre". Assim Mendoza se despede de seus visitantes, com uma enorme placa ao lado de 3 hectares de parreiras plantadas em fileiras simétricas em pleno aeroporto. Pequena cidade de 130 mil habitantes no noroeste do país, em Mendoza respira-se vinho. Está na região produtora mais importante da América do Sul, de suas mais de 1200 bodegas saem 11 milhões de hectolitros, o que corresponde a quase 70% do total produzido na Argentina. Em qualquer esquina você depara com bares de vinhos, lojas, adegas e vinícolas.
Reúne características geográficas privilegiadas. Em primeiro lugar, está no deserto (em alguns trechos, o índice pluviométrico é quase tão baixo quanto no Saara). A diferença da temperatura entre o dia e a noite pode chegar a 20 graus. E fica no sopé da Cordilheira dos Andes. Pronto. Eis as condições ideais para a fabricação de vinhos de qualidade.
Faz mais de 500 anos que a Argentina produz vinho - desde a chegada dos espanhóis. Mas foi sobretudo no século 19, com a chegada de imigrantes franceses e italianos, que a coisa começou a ser levada a sério. Algumas vinícolas existem desde aquela época, caso da Escorihuela.

A história e o espírito inovador da Escorihuela se iniciam em 1880, quando don Miguel Escorihuela Gascón chegou à Argentina, com apenas 19 anos. Em 1884, fundou a Bodegas Escorihuela Gascón. Durante o século XX, a Escorihuela se transformou em uma das mais reconhecidas vinícolas argentinas. Na década de 40, elaborou o primeiro vinho 100% Malbec.
Em 1993, Nicolas Catena e um grupo de investidores adquirem a Escorihuela. Depois da tradição do aventureiro don Miguel Escorihuela Gascón, Nicolas e seus sócios transformaram a Escorihuela em uma Meca da experimentação com comida e vinho. A Escorihuela é o refúgio do 1884 Restaurante, um dos melhores da Argentina, criado pelo famoso chef Francis Mallmann para enaltecer a gastronomia local. Recentemente um incêndio destruiu parcialmente a vinícola.

O Escorihuela Gascón Malbec 2007 nasce nos vinhedos de Agrelo, La Consulta e Vistalba, todos acima dos 950m de altitude, fator relevante para a qualidade das uvas. À medida que se sobe as montanhas, as temperaturas médias diminuem, a amplitude térmica aumenta e isto permite obter taninos doces, fruta intensa e níveis de acidez equilibrados. Foram colocado em barricas por 8 meses na combinação de 40% novas e 60% de segundo e terceiro usos, sendo 50% delas de carvalho francês e 50% de carvalho americano.
Este malbec se caracteriza por sua cor púrpura vibrante. Aromas intensos de frutas vermelhas e negras, realçados por um toque de café. Na boca apresenta boa acidez. Taninos muito suaves e maduros, que finalizam em uma longa persistência. Quanto ao preço achei em oferta por R$ 40,00, vale, mais pelo fato de saber que estará “bebendo” um pouco da história do vinho de Mendonza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário