Château Saint Estève d’Uchaux 2008, um raro Côtes du Rhône com bom preço e qualidade.

A vinicultura do Vale do Rio Rhône, na França, começa a recuperar sua imagem, desgastada nos últimos anos especialmente por abusos de comerciantes que se preocupavam mais com a quantidade que com a qualidade de seus vinhos. A região se divide basicamente em duas partes. O Rhône Norte tem clima continental, vinhedos em encostas, solos graníticos e, no caso dos tintos, predominância da uva Syrah. Já o Rhône Sul apresenta clima mediterrâneo, com solos mais planos, calcários, pedregosos, onde a liderança é da Grenache. As denominações (AOCs) podem ser genéricas, como a regional Côtes du Rhône e a Côtes du Rhône Villages, ou locais. Destas, há oito AOCs no Norte, entre elas Côte Rôtie, Hermitage, Crozes-Hermitage e Cornas; e cinco no Sul, como Châteauneuf-du-Pape, Gigondas e Vacqueyras. A produção regional é grande, e a qualidade varia, sem um padrão definido. Há vinhos excepcionais e outros medíocres. Por isso, é importante escolher produtores confiáveis, com alguma referência.

O Château Saint Estève d’Uchaux é propriedade da mesma familia, os Français, desde 1809. Gérard e Marc Français têm 60 hectares de vinhedos na região sul do Rhône, junto à Montanha d'Uchaux, acima de Avignon, onde o solo é arenoso e pedroso, com boa drenagem. O Château vem consolidando sua fama de vinhos de grande qualidade, considerados por Robert Parker entre os “vinhos mais profundos da denominação”. O baixo rendimento das videiras e a vinificação cuidadosa produzem excelentes vinhos, com ótima relação custo-benefício.

Esse tinto é composto de 80% de Grenache, com reforço de 20% de Syrah, que lhe dá mais concentração. Cor rubi clara. Os aromas que expressam frutas vermelhas, evoluem para toque muito leve de canela. Na boca, mostra corpo médio, boa acidez, pouco álcool e taninos finos. O final tem boa persistência. Um conjunto sem arestas.

Um raro Côtes du Rhône de preço muito acessível que não compromete a qualidade. O preço está no limite do blog, R$ 50,00, vale conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário