Monte Velho Tinto 2009.

Os limites da Herdade do Esporão foram estabelecidos em 1267 e estão mantidos praticamente inalterados desde a sua constituição. O primeiro proprietário conhecido do Esporão foi o juiz da cidade de Évora, Soeiro Rodrigues. A Herdade teve depois vários donos, até ao momento de vir a pertencer a Mem Rodrigues de Vasconcelos, mestre de Santiago, que foi comandante da Ala dos Namorados em Aljubarrota e alcaide-mor de Monsaraz. Cenário de lutas, intrigas e vinganças, na história medieval do Baixo Alentejo, o Esporão depois de pertencer também a um ramo dos Távoras foi ainda propriedade dos condes de Alcáçovas, mantendo-se na sua posse até 1973, quando foi adquirida por José Roquette e Joaquim Bandeira.

A Herdade do Esporão é atualmente uma referência internacional na produção de vinhos. Situa-se em pleno coração do Alentejo, em Reguengos de Monsaraz. Tem passado ao longo dos anos por várias as ações visando à modernização das suas infra-estruturas. Entre vários vinhos de qualidade produzidos pela Esporão, escolhemos para degustarmos hoje o Monte Velho Tinto, elaborado com as castas: Aragonês, Trincadeira e Castelão.

O Monte Velho Tinto apresentou cor rubi intensa com reflexos violáceos. Aroma intenso e relativamente complexo de frutas vermelhas, com notas amanteigadas proveniente do estágio em carvalho. Corpo médio, equilibrado, boa acidez, taninos redondos e um final que surpreende pela persistência. Vale lembrar que esse vinho ficou por seis meses em barricas de carvalho americano antes de ir para garrafa.

Pela sua qualidade e considerando seu preço R$ 28,90 no Rei dos Whiskys, mesmo antes do final de março, ele já está eleito o vinho bom e barato do mês! O Monte Velho Tinto é muito gostoso, fácil de agradar e harmoniza perfeitamente com massas ao molho vermelho ou rose, vai bem também com pizza, principalmente a base de queijos. Esse excelente vinho vale muito mais do que custa!

8 comentários:

  1. Silas, meu amigo.

    Os vinhos de Portugal têm o melhor binômio custo/qualidade. Isto antes do Bobby PArker descobrir algumas joias da coroa.

    Gosto do branco Monte Velho,também, este preço dificilmente será batido.

    Um abraço Peter www.alemdovinho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Ola. Faz um tempo que acompanho seu blog. Gosto dele e reconheco seu esforco na campanha pelo bom com bom preco. Falando nisso....

    So ha rei dos whiskeys em SP? Creio que nao. Venha conhecer minha loja/importadora que gostara do que ha aqui. Tenho muitos rotulos a precos otimos tambem. Como pequeno importador e lojista tenho orgulho dos meus precos.

    Abrazo.

    CT 8083-2734

    ResponderExcluir
  3. Carlos será um grande prazer conhecer vcs, é importante sempre salientar que não temos parcerias profissionais com nenhuma loja ou distribuidoras. Como o blog não tem fiz lucrativos, nosso compromisso é de sempre levar aos nossos leitores informação, eventos e promoções de bons vinhos a preços honestos!

    Muito obrigado pela visita ao nosso blog, e pode ter certeza vamos visitá-lo mesmo!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Grande Peter! Eu sempre concordo com vc, também gostamos dos mesmo vinhos (os portugueses, os uruguaiso...). Em materia de custo/benefício os portugueses dificilmente perdem.

    Abraço

    Silas

    ResponderExcluir
  5. Silas,
    Tenho me decepcionado com muitos portugueses na faixa de R$30-50, mas este rótulo realmente é um Best Buy absoluto (o mais vendido em Portugal!). Também falei dele na coluna “Bolso Esperto” do meu blog: http://mondovinho.blogspot.com/2010/11/o-bolso-esperto-do-esporao.html

    Outro excepcional português na mesma faixa de preço que recomendo é este: http://mondovinho.blogspot.com/2010/08/bolso-esperto-alentejano.html

    Parabéns pelo blog e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Mário é um grande prazer saber de sua visita ao nosso blog, gosto muito de seu blog e sempre o visito.

    Concordo com vc esse vinho está realmente acima da média em sua faixa de preço. Quanto a sua dica ainda não tive oportunidade de conhecer, vou ver se encontro esse vinho para experimentá-lo!

    Grande abraço,

    Silas

    ResponderExcluir
  7. tomei esse vinho, bom mesmo. li que em portugal custa de 3-5 euros!

    ResponderExcluir
  8. Respondendo ao Rafael, acabei de retornar de Portugal, onde estive em Lisboa e tomei esse vinho em um restaurante. O preço é de mais ou menos 13 a 14 euros. Mas nas lojas de vinho ele custa mesmo em torno de 4 a 5 euros. Como estava com muita bagagem acabei não trazendo. Da próxima vez trarei pelo menos duas garrafas. Flavia Soares

    ResponderExcluir