Afinal de contas, é difícil aprender a degustar vinhos?


Toda vez que converso com uma pessoa que não conhece nada sobre vinhos, mas que demonstra que adoraria entender um pouco mais sobre eles, digo o seguinte; não é difícil aprender sobre vinhos, saiba sempre que você nunca saberá tudo, mas isso não é necessário para se “divertir” muito com o assunto. Outra coisa que penso é que no mundo do vinho não existe certo ou errado, mas sim, preferências pessoais.

O escritor australiano Max Allen, comparou o aprendizado da degustação do vinho ao de andar de bicicleta. “Aborde o vinho da mesma maneira como se estivesse aprendendo a andar de bicicleta. Primeiro você precisa de coragem, você tem que realmente querer fazer isso. Monte nela, e com direção e paciência, tudo virá junto. Haverá quedas no caminho, mas logo você não precisará de mais qualquer ajuda. Quanto mais confiante você se tornar, mais fácil parecerá. Você conhecerá o seu equipamento e então se perguntará se precisava de tanto espalhafato”.

Diz o especialista australiano em vinhos, Matt Skinner, “as ferramentas que você precisa para aprender a degustar vinhos são atitude, orelhas, nariz, boca e olhos, mais ou menos nessa ordem, juntos esses “equipamentos”, podem construir e desenvolver a sua habilidade de degustação e o seu conhecimento”.

A “atitude” que Skinner se refere é a mesma de “Allen”, primeiro tem que querer aprender sobre vinhos, ir atrás de informações, com a mente aberta. Sempre tente coisas novas e não se esqueça que grandes vinhos estão em todos lugares e por toda a parte do planeta. As orelhas são para sempre escutar ao seu redor, mas tente não ser influenciado demais pelo que as outras pessoas pensam. Sua língua, seu nariz e olhos serão seus guias para “caminhar” pelo mundo do vinho. O desenvolvimento e aprimoramento desses sentidos lhe garantirão sua cultura e opinião sobre todos os vinhos que degustar em sua vida!

3 comentários:

  1. Silas, que lindo seu texto!
    Parabéns.
    Ana Flávia Aranja

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, tem muita gente que torna a degustação de um vinho um enigma insolúvel, mas na verdade é algo muito simples onde apenas analisamos um vinho segundo nossa própria opinião!

    Grande abraço,

    Ciro Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Sábias palavras meu amigo, tem muita gente fazendo a degustação de vinhos parecer um bicho de sete cabeças!

    Abraço

    Rodrigo Pieron

    ResponderExcluir