Você não gosta de vinho seco?

Por: Willian Eduardo

Pergunte a um amigo ou amiga qual o vinho de sua preferência e verá que sempre os vinhos doces serão os prediletos. Assim também acontece com espumantes (vulgo Champagne). Afinal, o que será que acontece para as pessoas em geral, não gostarem dos vinhos secos? O que distancia o consumidor comum de vinhos tão bem elaborado e, portanto, mais caro? Será só o preço ou realmente o sabor não agrada?

O vinho seco é majoritariamente um vinho de consumo acompanhado, ou seja, é feito para ser consumido juntamente com alguma comida. A grande magia do vinho seco está em que ele não sobressai ao sabor da comida e vice-versa, é isso o que chamamos de harmonização.

Um vinho doce pode apagar o sabor da comida, o que transforma em enjoativa a segunda ou terceira taça ou pode estragar aquele tempero sutil e especial que determinado prato possui.

Para quem não possui o costume de tomar vinhos secos, fica difícil escolher qual vinho consumir. Essa dificuldade é aumentada pela grande variedade de preços e marcas disponíveis no mercado, além das mais diversas variedades e cortes.

O que mais aconselho para uma iniciação com baixo custo e pouca margem para erro é o vinho Miolo Seleção Tinto, composto das uvas Cabernet Sauvignon e Merlot. As uvas são clássicas, o vinho atinge uma boa complexidade e acompanha bem muitos pratos a base de carne, frango, massas, entre outros, evitando muitas gafes. É uma boa escolha a preço acessível com aroma muito agradável.

Para uma segunda ou mais ousada tentativa, temos o Trivento Shiraz/Malbec, como o próprio nome diz é um corte dessas uvas em ponto exato, oferecendo uma sensação totalmente diferente. O vinho torna-se bem encorpado, é muito agradável, segue a linha com carnes vermelhas.

Por sinal sou um grande admirador da Malbec, excelente uva que merece mais destaque na mídia.

Em caso de dúvida, não deixe de perguntar ao Sommelier se tem alguma sugestão, deixando claro que não tem grande experiência com vinhos secos e que nem gosta tanto, dessa forma ele irá procurar harmonizar os pratos da melhor forma, seja com uma garrafa, seja com taças individuais, e sua experiência e opinião sobre vinhos secos com certeza irá mudar.

2 comentários:

  1. Achei curiosa essa postagem, pois nunca imaginei que o público pudesse preferir os vinhos doces. Os secos realmente são incomparavelmente melhores. Aliás, não suporto vinho doce (rs). Mas, de fato, vinho tinto seco fora de uma refeição não tem a menor graça. Abcs, Ricardo.

    ResponderExcluir
  2. NOSSA ESTOU ADORANDO O SEU BLOG .....JÁ ESTA NOS MEU FAVORITOS ...GOSTO DE VINHO (SECO)MAIS FICO EM DUVIDAS EM QUE VINHO COMPRA ...TENHO UMA IRMÃ QUE NÃO GOSTA DE VINHO SECO ...A DICA DO VINHO MIOLO ADOREI .VOU TENTAR COM ELA .ABRAÇOS

    ResponderExcluir