Gimenez Mendez Puzzle 2008, um multi-variental de 15 cepas.

Tannat, Chenin, Cabernert Franc, Marselán, Chardonnay, Pinot Noir, Petit Verdot, Sauvignon Blanc, Arinarnoa, Cabernet Sauvignon, Viognier, Merlot, Syrah, Alicante Bouchet, Pinot Meunier…ufa!!! São 15 cepas em uma garrafa!

A uruguaia Gimenez Mendez produz esse multi-variental de cor rubi. Complexos aromas florais e de frutas cítricas provenientes das variedades brancas que estão presentes na mescla, dão fundo aos aromas principais de frutas vermelhas provenientes das variedades tintas. É muito difícil conseguir um perfeito equilíbrio com tantas castas juntas, mas esse conjunto ficou harmônico, com taninos macios e elegantes, acidez correta e um final longo.

82% desse vinho estagiou em barricas de carvalho americano de terceiro uso e 18% em francês de primeiro ano. No geral o vinho é bom, não chega a surpreender, vale mais pela curiosidade de degustar um vinho multi-variental que mistura cepas tintas a brancas, possibilitando um “leque” de aromas a serem descobertos proveniente das características particulares de cada cepa presente. Seu preço está fora da proposta do blog, R$ 65,00, mas como eu disse, valeu para “matar” a curiosidade!

Um comentário: