Mas o resultado de uma pesquisa francesa muda um pouco esse cenário. Segundo levantamento feito com 1,5 mil parisienses, bebedores moderados tendem a ser mais magros, menos estressados e têm melhor aparência.
Mas tudo isso não é graças ao álcool e sim ao fato de que o comportamento de consumir bebidas moderadamente está associado a uma dieta saudável, rotina de exercícios e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Entre os voluntários para a pesquisa, havia homens e mulheres abstêmios, bebedores eventuais (que consumiam menos de 10g de álcool diariamente), bebedores moderados (que bebiam entre 10 e 30g) e os que bebiam mais do que 30g por dia.
Em ambos os sexos, os moderados apresentaram as maiores taxas do chamado bom colesterol, o HDL, e mostraram-se mais preocupados com a saúde em geral, além de maior nível de informação. Mesmo assim, a principal justificativa para o consumo foi a sensação de prazer.
Segundo declarou o médico Boris Hansel, do Hospital of Pitiê-Salpêtrière, em Paris, ao jornal inglês Daily Mail, a pesquisa quebra o paradigma de que os benefícios vêm do álcool. "As descobertas sugerem que não é apropriado promover o consumo de álcool como base de proteção cardiovascular."
Por: Michelle Achkar
Para quem gosta de uma taça no jantar, fica aqui o nosso convite de conhecer o formato Bag in Box. Com ele o vinho não oxida rapidamente como ocorre na garrafa depois de aberta.
ResponderExcluirVamos divulgar este bom post para nossos amigos no Twitter e Facebook.
Um brinde,
Denys Roman
Cave Antiga
www.caveantiga.com.br
www.twitter.com/caveantiga
www.facebook.com/vinicolacaveantiga