Você sabia que era usada clara de ovo na produção de vinhos?

Basicamente, a produção do vinho envolve a prensagem de uvas e a fermentação do mosto. Durante todo este processo, uma série de elementos sólidos fica em suspensão no vinho. Estes elementos podem gerar sensações gustativas indesejadas e turbidez na bebida, fazendo com que ela fique opaca e menos brilhante.

Para que esses elementos sejam retirados do vinho, além da filtragem, um outro processo é necessário. Ele se chama clarificação, ou colagem, e consiste em adicionar elementos ao mosto fermentado que auxiliem na aglutinação destes resíduos. Uma vez aglutinados, eles se tornam mais pesados e se precipitam no fundo da barrica ou tanque.

Tradicionalmente, o ingrediente adicionado ao mosto do vinho para provocar a precipitação era a clara de ovo, que auxiliava no trabalho de aglutinar o material em suspensão. Hoje em dia, existem no mercado substâncias tecnicamente mais avançadas, como gelatinas, albumina em pó e argila. Após a decantação dos sólidos, o vinho é trasfegado, ou seja, passado para outro tanque, deixando as partes sólidas, antes em suspensão, no fundo do recipiente anterior.

Por Carlos Alberto Barbosa (Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário