Cabo Tormentoso 2010.


Tenho sempre deixado claro aqui no blog que sou fã dos vinhos sul-africanos, para mim entre os vinhos do novo mundo eles estão acima dos nossos vizinhos chilenos e em pé de igualdade com nossos hermanos argentinos. Sou fã também dos australianos, porém eles estão um estágio acima no quesito preço, já os sul-africanos têm preços bem acessíveis e no geral ótima relação custo x benefício.

Esse vinho tem o corte de Syrah (90%) e Mourvèdre (10%), estagiou por 12 meses em carvalho (40% barricas novas). Comprei esse vinho na Vino & Sapore (www.vinoesapore.com.br) do João e o que me levou a compra foi o corte, que em minha opinião ficou perfeito nesse vinho, a pequena parte da Mourvedre deu uma certa complexidade a Syrah, gerando um casamento perfeito entre elas.

Sua cor é um rubi brilhante. Aroma de frutas negras, destaque para ameixa e um toque de madeira que persiste no fundo. Vinho encorpado, taninos bem arredondados, termina com o sabor picante tradicional da Syrah. Show! Recomendo. Para harmonizar vai muito bem uma carne assada com legumes, isso mesmo um vinho perfeito para combinar com pratos de nosso dia a dia, o fato do vinho ter tampa tipo screwcap também propicia isso, pois se você não consumir a garrafa toda, basta fechar e “matá-la” no dia seguinte!

6 comentários:

  1. Silas, legal este comentário sou fã deste produtor. Do Tormentoso conheço também o Chenin e o Mouvèdre, ambos demais. O Chenin arrisco dizer que está no meu top 5 de brancos com este preço.

    Um abraço alemdovinho

    ResponderExcluir
  2. Tormentoso e mais um dos otimos vinhos sulafricanos...

    confira: http://www.vinhobr.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vinhos portugueses na CNN: "The most exciting wine you're not drinking"
    IN: http://sco.lt/8ZTH4T

    Um sitio que eu acho interessante para ver vinhos portugueses é o http://www.wivini.com/
    Experimente os nossos vinhos.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom vinho, mas não o encontro mais em lugar nenhum!! sabem onde posso comprar pela internet? Tinha no Sonoma, mas esgotou. Tanto Syrah qnt Cabernet Sauvignon.

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Rafael, também acho um ótimo vinho.

    O último lugar que eu encontrei esse vinho foi na Vino & Sapore, mas eles não tem ecommerce, porém se vc ligar lá certamente eles poderão despachar para vc.

    Tel. deles é (11) 4612-1433
    vinoesapore@vinoesapore.com.br
    Rua José Félix de Oliveira, 875
    Zagaia Mall - Granja Vianna

    ResponderExcluir