Vinho português, o melhor "bom e barato" do mundo!

Quanto mais eu pesquiso e busco por vinhos bons que tenha um custo acessível, isto é, no máximo 50 ou 55 reais, mais eu tenho convicção que o melhor vinho “bom e barato” do mundo é o português. Obviamente que entre os vinhos do chamado “novo mundo” encontramos muitas boas opções, mas também é fato que é fácil “trombar” com um vinho muito ruim, coisa que é difícil de acontecer com os vinhos portugueses, pois eles tem uma maior homogeneidade quando nos referimos a padrão de qualidade.

Sou fã dos vinhos da região do Alentejo, gosto muito do Douro, um pouco menos dos vinhos do Dão, mas no geral, Portugal da uma aula ao restante do mundo de como fazer vinhos muito fáceis de agradar! Duvida? Então faça o teste, coloque como limite o valor de R$ 30,00, vá até uma adega e pegue um chileno, outro argentino, se encontrar pegue um francês e outro italiano e por fim um da África do Sul. Esqueça regiões como dos EUA, Nova Zelândia e Austrália, pois com esse valor você não encontrará nada. Depois de degustar os vinhos que você escolheu, compare com um Português da mesma faixa de preço, por exemplo, o Monte Velho da Herdade do Esporão. Pronto, você vai entender o que eu quero dizer, o vinho português certamente estará em um patamar acima dos demais.

Outra coisa que é importante destacar, é que normalmente bebemos o vinho acompanhado de um “prato”, e até nisso o vinho português facilita nossa vida, pois, nossa alimentação do dia-a-dia, é muito parecida com a portuguesa, por isso que em geral, o vinho português harmoniza muito bem com a alimentação popular brasileira. Juntando todos esses fatos, não tenho medo de dizer que o vinho português é o melhor “bom e barato” do mundo!

4 comentários:

  1. Concordo. Isso vale para qualquer tipo de vinho, seja tinto, branco, doce, etc..

    ResponderExcluir
  2. Concordo em parte. Nesta faixa (até 30) fico com os Argentinos, em regra. Vou citar alguns: Alamos Malbec, La Linda Trempanillo, Amalaya Malbec, Calia Magna Shiraz... Com a relação a harmonização concordo, exceto se uma picanha estiver naquela brasa...
    Saudações

    ResponderExcluir
  3. vc é um sábio: apreciar um vinho de 30 reais como o monte velho é coisa para iluminados. viva a herdade do esporão, que nos proporciona essa delícia maravilhosa e barata.

    ResponderExcluir
  4. Concordo inteiramente, apesar de a importação (e, de certeza, uma boa dose de especulação) encarecer bastante os vinhos: o Monte Velho, por exemplo, aqui custa 4 euros ― cerca de 9 reais, ou seja, três vezes menos.
    De futuro, se precisar de alguma informação sobre o vinho português, disponha.
    Um abraço de Portugal!

    ResponderExcluir