Syrah, a uva da moda!

Fonte: Folha de São Paulo - Patrícia Jota

Junto com a Primitivo, a Syrah detém hoje a fama da uva da moda, a variedade clássica do norte do Rhône conquistou a Austrália e os produtores de vinho do Cone Sul

Em uma degustação diferente das que ocorrem normalmente, feita só para casais. A sommelière Ana Paula Oliveira, da Enoteca Fasano, avisou de cara: "Escolhi os vinhos capazes de apimentar o clima num encontro a dois", as garrafas que já tinham funcionado para ela.

Entre os tintos, um varietal do Valle del Limarí, a cerca de 400 km ao norte de Santiago, no Chile: o Maycas del Limarí Reserva Syrah 2007. Bastou um giro na taça para perceber que se tratava de um vinho denso, frutado, com toques de especiarias e café.

"É a variedade da moda", revelou a sommelière. Pop e sedutora, a Syrah parece ser mesmo a atual "queridinha" do Cone Sul. No guia "Descorchados 2011", o crítico chileno Patricio Tapia confirma: "Trata-se da nova estrela chilena e argentina, na qual todos apostam."

Essa uva pequena e de pele grossa é a sensação da Austrália há mais de meio século. A variedade tinta mais cultivada naquele país foi rebatizada de Shiraz. Os tintos de Barossa Valley são conhecidos pelo seu caráter achocolatado, mas a pimenta preta também é um "tempero" célebre da Shiraz australiana. Alguém percebeu a sugestão afrodisíaca?

E será que a Syrah do norte do Rhône, o seu terroir clássico, funcionaria em encontros românticos? Se depender do Crozes-Hermitage Les Fées Brunes 2008, produzido pelo irreverente Jean-Luc Colombo, eu diria que sim, isso se o casal em questão estiver a fim de engatar uma relação mais séria.

Finca Flichman Syrah 2009
Argentina

Empório Mercantil
Tel. (11) 3815-5393
R$ 17,50

Yellow Tail Shiraz 2010
Austrália

Sam's Club
Tel. (11) 2179-6450
R$ 31,90

Maycas del Limarí Syrah 2007
Chile

Enoteca Fasano
Tel. (11) 3074-3959
R$ 59,90

Les Fées Brunes Syrah 2008
França

Enoteca Decanter
Tel. (11) 3073-0500
R$ 89,00

7 comentários:

  1. Prezado Silas

    Acabei de conhecer seu blog e gostaria de parabenizá-lo. Conseguiste aliar duas coisas incríveis: vinho e economia financeira (para os mais céticos, uma combinação impossível)
    Grande abraço
    Tiago
    www.universodosvinhos.wordpress.com

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  2. Tiago, obrigado pela sua visita ao blog, muito bom que vc tenha gostado.

    Hoje sei que é possível sim degustar bons vinhos sem ter que pagar valores altíssimos, não é tão simples assim, as prateleiras dos supermercados possuem muitas opções, mas sabemos que muitas são abaixo de nossas expectativas, mas se "garimparmos" bem acharemos verdadeiras preciosidades por preços muito econômicos.

    Abraço,

    Silas

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  3. Olá Silas

    Sim, sim, de fato. O trabalho da "garimpagem" de fato é muitas vezes árdua, mas vale a pena. E mais: muitas vezes os supermercados acabam cobrando preços altos por vinhso que são piores que outros de melhor relação custo/benefício vendidos em lojas do ramo. Mas, faz parte do jogo da procura...
    Abraço
    Tiago

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  4. Olá Silas!
    Obrigada por nos presentear com esse blog. Comentários extremamente interessantes e valiosos para quem como eu, aprecia bons vinhos, mas entende muito pouco. Suas dicas de bons vinhos vem ao encontro de milhares de brasileiros que querem apreciar um vinho, sem ter que dispender uma extravagante quantia. Nosso país ainda precisa crescer muito na oferta de bons vinhos...mas acho que chegaremos lá.
    Parabéns e não pare com suas postagens..
    Patrícia

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  5. Boa tarde Silas...
    Minha 1ª vez aqui no blog... Obrigado pela dica, já vou experimentar algum desses esta noite. Tenho 27 anos e há pouco menos de um ano busco aprender mais sobre esta paixão. Parabéns pelo blog.

    André

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  6. André, muito obrigado pela visita ao blog, esperamos que vc retorne sempre!
    Por motivos profissionais, estamos um pouco parados com os posts, mas em breve voltaremos com muitas dicas!

    Grande abraço,

    Silas

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  7. Patrícia, muito bom saber que gostou do blog!
    Vc tem razão temos muito que evoluir na comercilização de vinhos, mas o principal vilão de nosso mercado se chama "impostos" a carga tributária que nossos fabricantes e importadores estão submetidos é enorme, por isso os altos custos nas prateleiras.

    Abraço,

    Silas

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