Villa Bianchi Verdicchio dei Castelli di Jesi Classico 2009.

A casta branca Verdicchio é um símbolo na região italiana de Marche, essa cepa histórica, tem sua produção concentrada nas cidades de Castelbellino, Castelplanio, Cupramontana, Maiolati Spontini e Monte Roberto, que compõem a área denominada (DOC) Castelli di Jesi, na Província de Ancona.

Destaque da região, a vinícola Umani Ronchi surgiu como uma grande intérprete dos dois vinhos mais representativos de Marche, o Verdicchio e o Conero Rosso. Massimo Bernetti ladeado por seu filho Michael na direção dessa vinícola, tem obtido sucesso na criação de vinhos apreciados e premiados em todo o mundo. Nos últimos anos o aumento do interesse nos vinhos produzidos na região vizinha de Abruzzo, levou a família Bernetti a comprar em 2002 uma propriedade de 30 hectares na colina de Teramane. Atualmente, a empresa ocupa uma área de 200 hectares, distribuídos por 10 parcelas em separado com características únicas, respeitando e melhorando as variedades de uva em terroir de Marche e Abruzzo.

Dessa vinícola degustei o branco Villa Bianchi, varietal da uva Verdicchio. De cor amarelo-palha com tons esverdeados. Possui aroma intenso e frutado com um toque suave floral. No palato, exprime uma boa estrutura em que se encontra um típico final de amêndoas. Um vinho simples, fresco e feito para se beber jovem, típico da casta Verdicchio, em particular nesse rótulo destaco suas elegantes notas aromáticas. Harmoniza bem com carnes brancas grelhadas, frutos do mar, quiches e queijos leves. Seu preço é R$ 48,00 na Expand, valeu conhecer esse vinho por ser de uma casta e uma região pouco conhecidas entre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário