Le Canon du Maréchal Syrah/Merlot 2007 da Domaine Cazes.

Passamos um final de semana agradável na casa dos amigos Lino, Cida e Marcelo, que são fãs de um bom vinho como eu. Marcelo chegou com duas garrafas de tintos, um italiano que comentarei depois e um francês que falarei nesse post. O Le Canon du Maréchal Syrah/Merlot 2007 da Domaine Cazes, vinícola fundada no inicio do século. O nome do vinho foi uma homenagem ao Marechal Joffre, herói da 1a Guerra Mundial, de quem a família Cazes comprou parte dos vinhedos em 1925. Sua denominação é Vin de Pays des Côtes Catalanes.

Esta mistura de Syrah e Merlot vem do Languedoc no sul da França. É produzido com uvas cultivadas organicamente, que da sempre um toque agradável, combina bem a potente Syrah (60%), com a sedosa Merlot (40%). Sua cor rubi intenso com reflexos violáceos chama atenção. Possui aromas intensos de frutas vermelhas com um certo fundo mineral. Em boca é leve, muito frutado e macio, corpo médio, sua acidez proeminente o faz um vinho gastronômico, sem pretensões, fresco e fácil de agradar. Melhorou muito após alguns minutos na taça, por isso recomendo que deixe a garrafa aerar uns 15 minutos antes de servir.

Na harmonização esse vinho pode ser considerado um curinga, nós combinamos ele com pizza, mas ele acompanharia bem outros pratos como uma simples carne de panela com batatas, mas ficaria perfeito acompanhando queijos e frios a base de carne. Seu importador é a Expand e seu preço está em torno de R$ 38,00, justo para esse bom vinho francês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário