A Provence, um terroir francês privilegiado.


A região de Provence na França é notória por seus vinhos rose, que é o mais antigo dos vinhos conhecidos. Há 26 séculos, os gregos de Phocea, que fundaram Marselha, trouxeram a região à cultura da videira e do vinho. Naquela época o vinho era de cor clara e essa tradição se aprimorou até os dias de hoje, portanto, a Provence é o mais antigo vinhedo francês e o rosé o mais antigo vinho do mundo.

O vinhedo provençal corre por 200 km de Oeste a Leste, indo dos Alpilles até o maciço do Estérel. Situados principalmente nos departamentos do Var e Bouches-du-Rhônes, com um enclave nos Alpes Marítimos, as denominações Côtes de Provence, Coteaux d’Aix en Provence e Coteaux Varois en Provence, produzem vinhos de uma grande diversidade aromática, com realces muito diferentes, mas todos contendo o caráter ensolarado do clima mediterrâneo. Historicamente especializada em rosés límpidos, frutados e generosos, o vinhedo provençal também produz tintos marcantes, potentes e encorpados, que podem envelhecer por vários anos em adega, além de brancos leves, tenros e delicados.

O histórico geológico da Provence, que é particularmente complexo quando visto em seus detalhes, pode ser resumido em quatro períodos principais. Ao longo da era Primária constituiu-se um vasto maciço montanhoso feito de rochas cristalinas. Essas formações foram o alicerce de uma atividade vulcânica bastante intensa na parte leste, ao nível do atual Maciço do Estérel. No período Secundário essas montanhas foram erodidas e em seguida foram recobertas pelas águas. Uma espessa camada de sedimentos calcários ou argilo-calcários recobriram então a região.

A turbulenta história da paisagem Provençal está relacionada, em seguida, à do nascimento dos Alpes, que ocorre no período Terciário. A elevação deste importante maciço ao norte da Provence provocou o deslizamento e o dobramento da cobertura sedimentar, enquanto, num menor grau, a antiga base se elevava ao leste.

Esse conjunto muito diversificado de rochas (cristalina, calcária, vulcânica...) é em seguida modelado no Quaternário por uma intensa erosão, originando uma das paisagens francesas mais variadas, mas onde encontramos os principais elementos geológicos de uma forma geral. Ao sudeste da Provence aflora a base cristalina com os maciços dos Maures (Mouros), do Tanneron e do Estérel, que apresentam inúmeros traços de atividade vulcânica, enquanto ao sudoeste e ao norte estende-se a zona majoritariamente calcária, constituída de uma alternância de colinas e de barreiras rochosas.

Fonte: Vins de Provence  www.vinhosdeprovence.com.br

Um comentário: