Cuvée Domaine Nigri 2008.

A região do Jurançon, situada ao sudoeste da frança, tornou-se famoso quando lá foi realizado o batismo do Rei Henrique IV. Nesse local as vinhas crescem em suas encostas íngremes, as uvas recebem influências climáticas do oceano Atlântico e dos Pirinéus. Os vinicultores utilizam castas tradicionais da região, como Gros Manseng, Petit Manseng, Courbu, Camaralet de Lasseube e Lauzet.

Duas dessas castas são muito utilizadas em vinhos brancos doces, a Petit Manseng que é uma variedade clone da Manseng, é uma uva de baixo rendimento, que possui casca grossa e um ciclo de maturação muito prolongado. A outra a Gros Manseng, também clone da Manseng, tem maior rendimento, porém o vinho resultante é menos elegante e rico que o vinho feito da Petit.

Juntas essas duas castas produziram um vinho que me impressionou muito. Recentemente em uma visita a La Cave Jado, o Olivier, um dos sócios, me ofereceu o Cuvée Domaine Nigri 2008. Esse vinho branco doce é elaborado com 60% Gros Manseng, vinificada e maturada em cubas termo-reguladas e 40% Petit Manseng, vinificada e maturada em toneis de carvalho.

Possui uma coloração dourada brilhante e aroma floral, com notas de mel e um toque cítrico esplêndido. Vinho equilibrado, elegante, muito saboroso, possui grande persistência e um longo final. Permite uma harmonização muito flexível, vai bem sozinho como aperitivo ou com queijo de sabor marcante, mas fica perfeito acompanhando sobremesas do tipo colonial. Esse eu recomendo!

Um comentário:

  1. Cuvée Domaine 2008 AOC Jurançon Domaine Nigri Sud-Ouest Gros Manseng, Petit Manseng, importado no Brasil pela Cave Jado: http://vinho-frances-sao-paulo.com.br/vinhos/Vinho/Cuv%C3%A9e+Domaine+2008

    Obrigada Silas!
    Valeu

    ResponderExcluir