Duca di Salaparuta Làvico 2006.

A Nerello Mascalese é uma uva tinta italiana utilizada principalmente no Sul, Calábria e Sicília. Produz vinhos mais leves, não tão escuros, fáceis de beber, médio para pouco corpo, e bons aromas frutados. É muitas vezes, mesclada com a mais intensa Nero d'Avola e também com sua irmã, a Nerello Capuccio. Para amantes de líquidos elegantes, provar um Nerello Mascalese de estirpe é um must.

A região Centro-Leste da Sicília, nas encostas do Monte Etna, à direita do Vale de Alcântara, na cidade de Castiglione di Sicilia, estate Vajasindi, hoje uma meca para a nova geração de vinicultores italianos, possui grandes extensões com a Nerello Mascalese. Ali o solo vulcânicas e a altitude de 600 a 800 metros acima do nível do mar em conjunto com o clima frio com neve no Inverno e verão muito seco, completam o terrroir apropriado para o sucesso dessa casta.

Nerello Mascalese
É nesse local que a vinícola Duca di Salaparuta, foi fundada em 1824, possui marcas famosas como o Corvo. Conta-se uma lenda que o nobre Duca di Salaparuta não conseguia dormir em seu velho solar porque um corvo crocitava durante todas as noites. Em vão caçadores procuravam flechá-lo sem sucesso. Até que um dia por ali passou um frade que sugeriu que a mata onde se escondia o corvo fosse retirada e em seu lugar fosse estabelecida uma vinha, fazendo com que isso afugentasse o tal corvo e a tranqüilidade do solar voltasse a imperar.

Dessa famosa vinícola conheci o tinto Làvico, elaborado com 90% de Nerello Mascalese e 10% de Merlot. Esse vinho estagiou por 12 meses em barricas de carvalho. Possui cor rubi com reflexos granada. Aroma intenso e complexo, rico em notas de fruta e baunilha. Com boa estrutura, elegante, taninos domados, possui boa persistente. Em resumo um vinho gostoso e de personalidade, adequado para acompanhar pratos a base de carne vermelha e também queijos maduros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário