As screw-caps tomam mercado das rolhas de cortiça.

A revista Wine Spectator publicou os resultados de uma ampla pesquisa sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de vedação para o vinho. E para surpresa geral (e minha também), a pesquisa demonstrou que a melhor solução para fechar garrafas é mesmo a screw-cap - aquela tampa metálica de rosquear que temos encontrado com cada vez mais frequência em substituição às rolhas de cortiça.

A pesquisa durou dez anos. Milhares de garrafas de um mesmo Sémillon australiano foram fechadas com 14 tipos diferentes de vedação: rolhas de cortiça, rolhas de aglomerado de cortiça, rolhas sintéticas, screw-caps - de muitos modelos variados. Em seguida, os vinhos foram analisados todos os anos durante dez anos até que a pesquisa fosse concluída. O resultado não deixa de surpreender: as garrafas que não apenas se conservaram, como também evoluíram melhor foram justamente aquelas fechadas com screw-cap!

A screw-cap vem ganhando contínua e crescente aceitação do consumidor, inclusive o brasileiro, principalmente para vinhos brancos e rosados, mas também para tintos que não precisam envelhecer. Agora, com essa pesquisa, a aceitação pode passar a abranger também os melhores vinhos tintos. Sabe-se que nas adegas dos melhores châteaux de Bordeaux repousam garrafas dos melhores vinhos de safras recentes fechadas com screw-cap. Essas garrafas vêm sendo monitoradas pelos produtores, mas os resultados ainda não têm sido divulgados. Recentemente em Portugal, terra da cortiça, um dos mais reputados produtores da região do Douro, a Quinta do Côtto, ousou (e chocou seus conterrâneos) ao utilizar a screw-cap para fechar as garrafas de seu melhor vinho, o Grande Escolha, um ícone naquele país.

Na Nova Zelândia e Austrália, o uso da screw-cap é generalizado, mesmo para os melhores vinhos. Tudo isso vem provocando uma reação dos fabricantes de rolhas de cortiça, que têm feito de tudo para eliminar o eterno problema do vinho bouchonné e não vêm poupando esforços para produzir rolhas cada vez melhores e mais confiáveis. Ainda estamos longe de poder afirmar que a screw-cap é melhor do que uma boa rolha de cortiça, especialmente para vinhos de guarda, mas o assunto começa a ser realmente debatido. A batalha continua e com certeza será interessante assistir ao rumo que a situação vai tomar nos próximos anos. Mas já é certo que o consumidor vai sair ganhando, qualquer que seja o resultado.

Fonte: Mistral

2 comentários:

  1. Eu aprovo o screw crap. Uma vez estava de viajem a SP e comprei uma meia garrafa de vinho. Na hora nem vi que tipo de fechamento era, chegando no hotel lembrei: "Putz, não tenho o abridor aqui, vou ter que usar a técnica de bater o fundo da garrafa para abrí-la". Mas quando peguei a garrafinha e vi que era screw crap. Ufa! Alívio!!! Salvou minha noite solitária no hotel!

    ResponderExcluir
  2. Segundo oMiguel Ângelo Vicente Almeida Enólogo da Miolo Wine Group é o seguinte:
    "Se o objetivo for entregar ao consumidor um vinho próximo daquilo que o enólogo obteve na fermentação e/ou estágio de amadurecimento, o vedante mais indicado para este efeito é o screw-cap, que proporciona um fechamento hermético, bloqueando a evolução oxidativa do vinho. Por outro lado, se o objetivo for permitir evolução, a decisão será vedá-lo com uma rolha de cortiça natural que permite uma mudança positiva no tempo. O screw-cap é uma redoma, a rolha de cortiça natural representa transformação.
    A cortiça é composta por células de suberina com a forma de um minúsculo prisma pentagonai ou hexagonal, um ácido gordo complexo, e preenchida com um gás semelhante ao ar, que ocupa cerca de 90% do seu volume. Portanto, a cortiça contém oxigênio que migra para o vinho, ajudando este a se polimerizar, a se arredondar, mudando irremediavelmente a sua vida e as suas histórias.
    Estudos recentes demonstram que os diferentes tipos de vedantes diferem na sua permeabilidade ao oxigênio atmosférico. Os sintéticos são os que apresentam maiores taxas de entrada de ar, oxidação prematura, seguidos das rolhas de cortiça natural, evolução equilibrada, enquanto screw-cap é o que permite menores taxas de entrada de oxigênio, evolução lenta."
    Tudo bem, desde que o vinho seja bom.

    ResponderExcluir