Tannat, a grande uva tinta do Uruguai.

Por volta de 1870, o basco Pascoal Harriague levou a cepa para o Uruguai, onde ela se adaptou maravilhosamente. A Tannat é relativamente precoce e suas frutas podem ser colhidas antes das habituais chuvas que caem no fim da safra. Hoje a Tannat domina a paisagem das grandes regiões vinícolas do Uruguai, que ficam nas imediações de Montevidéu, como Canelones (de longe a mais importante e extensa), San José, Lavaleja e Florida. Há outras zonas de qualidade, como Artigas e Rivera, na fronteira com o Brasil, Paysandu e Salto, na divisa com a Argentina, entre outras, mas é grande a concentração de vinícolas nas planícies perto da capital.

É provável que as vinícolas tenham escolhido essas regiões não tanto pela qualidade das terras ou do clima, mas sim para ficar perto de seus principais clientes. O Uruguai produz perto de 95 milhões de litros, dos quais 90% são consumidos no próprio país. O Brasil é o maior importador.

A Tannat veio da França, onde não tem prestígio e costuma gerar tintos potentes, com bastante cor, tânicos, meio rústicos, dificilmente elegantes e que precisam envelhecer. No Uruguai a Tannat perde um pouco de suas arestas, fica mais amável. Mas sempre dá vinhos potentes, tânicos. Se a maturação das uvas não for correta, pode resultar em tintos potentes demais, difíceis de beber. A uva também costuma entrar em cortes com outras cepas, como a Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.

2 comentários:

  1. Prezado Silas,

    Estive em recente visita ao Uruguay e a dona da Bodega Alto de La Ballena me comentou que apesar de terem elegido no passado a Tannat como uva emblemática de nosso país vizinho, recentes pesquisas por enólogos consultores e a das associações de vinícolas e agronomia apontam que a uva que melhor tem se adaptado ao solo e climas uruguaio é a Merlot? Vc já ouviu ou leu algo sobre?

    Continue com o blog, excelente fonte de leitura para nós enófilos.

    Grande abraço,

    Victor

    ResponderExcluir
  2. Victor, obrigado pelos comentários e elogios ao blog, é muito bom quando sabemos que estamos no caminho certo.

    Eu sinceramente não ouvi falar sobre essa intenção dos uruguaios em destacar a Melot como uva emblemática do Uruguai, bem pq a Tannat já está muito forte na cabeça das pessoas que conhece um pouco de vinho como a uva “nacional” do Uruguai, se eles quiserem fazer essa troca irão precisar de muita energia e tempo para conseguir isso.

    Sabemos que a Merlot está mais para a uva do Brasil, nossos melhores vinhos são produzidas com ela. E aqui sim, existem vários planos de mkt para divulgar isso. Então acho que na América do sul cada um dos países produtores já tem sua uva como marca registrada; a Argentina com a Malbec, o Chile com a Carmenere (apesar de serem muito melhores com as Cabernets), o Brasil com a Merlot e o Uruguai com as suas Tannat.

    Grande abraço,

    Silas

    ResponderExcluir