Alandra Tinto da Herdade do Esporão.

O que me chamou a atenção no Alandra Tinto foi o seu corte, utilizando as uvas Moreto, Castelão e Trincadeira. Mas o foco do post será na casta Moreto, ainda pouco conhecida por aqui. Característica da região do Alentejo, sendo bastante cultivada nas zonas de Reguengos, Redondo e Granja-Amareleja. Foi introduzida na região por volta do século XIX, quando ocorreu um grande desenvolvimento da viticultura no Alentejo.

Esta casta apresenta cachos de tamanho pequeno e bagos de tamanho médio e arredondados. É uma uva bastante produtiva e de maturação tardia. Os vinhos produzidos com a casta Moreto são normalmente pouco encorpados e apresentam pouca cor, por isso é utilizada em vinhos de corte, normalmente com as castas Trincadeira, Aragonez e Castelão. Como sempre tenho curiosidade para degustar vinhos de uvas que não conheço, só por isso já valeu a pena conhecer esse vinho.

O Alandra tinto possui cor rubi brilhante. Aroma de frutas vermelhas com um toque herbáceo. Corpo médio, equilibrado, fresco e com taninos “suaves”, o que faz desse vinho próprio para ser servido em um coquetel ou em uma refeição leve, um vinho para o dia a dia.

É importante levar em consideração o preço desse vinho, no Rei dos Whiskys custa R$ 18,58 e na Adega Curitibana apenas R$ 17,12, por esse valor podemos dizer que esse vinho é excelente, um belíssimo custo/benefício! É bom lembrar que o Alandra vem com uma assinatura de peso; a do Esporão.

2 comentários:

  1. Caro blogueiro,
    Essa é uma compra certa para quem quer pagar pouco por um produto confiável. É muito gostoso mesmo. Outro vinho português bom e barato é o Alabastro. Vale experimentar.
    abs

    ResponderExcluir
  2. Paulo, obrigado pela visita e pela dica, não conheço esse vinho, mas vamos encontrá-lo, degustá-lo e depois faremos um post sobre ele aqui! Combinado?

    Grande abraço

    Silas

    ResponderExcluir