Degustamos dois vinhos da uruguaia Pisano.

Recentemente tive a oportunidade de degustar dois tintos da Pisano, que guardada as devidas proporções é a Concha y Toro do Uruguai. Na opinião de especialistas do gabarito de Jancis Robinson e Steven Spurrier, a Pisano é o melhor produtor do Uruguai. A bodega Pisano, fundada em 1914, inicialmente produzia artesanalmente pequenas quantidades de vinhos de alta qualidade, cheios de sabor e personalidade. Atualmente ela está nas mãos dos quatro irmãos Pisano: Daniel, Eduardo, Gustavo e César, que transformaram a Pisano em um dos grandes produtores de vinhos da América do Sul.

O primeiro Pisano que degustei foi o Cisplatino Tannat/Merlot 2008, o vinho mais simples da vinícola. Entre outros bons vinhos, o Uruguai tem sido muito elogiado por seus ótimos tintos de Tannat, dos quais a Pisano provavelmente é o maior representante. A variedade foi trazida ao país por volta de 1870 por imigrantes bascos e logo se transformou na uva nacional do Uruguai. Este saboroso tinto possui excelente relação qualidade/preço, apenas R$ 29,00. Ele é elaborado com Tannat e um pouco de Merlot, que amacia a firme estrutura tânica da emblemática uva do Uruguai, possui um toque tostado proveniente da leve passagem em barricas de carvalho, que lhe transmite um caráter especial e saboroso. A fruta está muito presente, sendo um vinho potente na boca, com amplos aromas. Ideal para harmonizar com carnes, massas e risotos.

O segundo vinho degustado é um grande sucesso da Pisano, o RPF Petit Verdot 2007, este varietal estagiou por 6 meses em barricas de carvalho francês, sendo 25% novas. O vinho é complexo e concentrado, mostra todo o potencial desta grande uva que raramente é majoritária. O bouquet é exuberante e fino. Na boca, mostra potência e elegância. Confesso que foi a primeira vez que experimentei um vinho só de Petit Verdot, que teoricamente deveria resultar em um vinho ácido e tânico, porém surpreendentemente este Pisano está bem equilibrado, mas saliento que é um vinho gastronômico, ou seja, tem que ser degustado devidamente acompanhado por um prato a base de carne assada. Seu preço é R$ 48,00, que vale mesmo pela curiosidade de beber um raro varietal de Petit Verdot!

6 comentários:

  1. Silas como vais?

    Acabei de postar no blog sobre Sauvignon Blanc do Uruguai.

    Gosto muito dos vinhos uruguaios e não entendo porque tanto desprezo por certas pessoas. São vinhos bons, baratos isto sem falar da Tannat seu grande ícone.

    Um abraço Peter www.alemdovinho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Grande Peter!!!

    Então empatamos, pois eu também sou fã dos vinhos uruguaios, como vc disse são bons e a preços bem acessíveis.

    Prazer vê-lo visitando o blog!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Silas, sou fã deste blog. Inclusive já o coloquei no meu blogrol.

    Um abraço Peter

    ResponderExcluir
  4. Fiquei particularmente interessado em experimentar este Cisplatino. Vou já procurá-lo nas lojas.

    ResponderExcluir
  5. O Cisplatino é muito fácil de encontrar, ele é vendido em muitos supermercado!

    Obrigado pela visita ao blog!

    Silas

    ResponderExcluir
  6. Entre os Tanat, para mim, os urugaios são os melhores que existem! Degustei vários Pisanos, excelente recomendação!

    ResponderExcluir