Miolo Merlot Terroir 2008.

O Merlot Terroir é elaborado pela Miolo com a variedade tinta emblemática do Vale dos Vinhedos através de uma combinação ideal de solo, clima, casta e influência do homem. Bento Gonçalves é o local que oferece as melhores condições para obter um Merlot de excelente qualidade. O resultado pode ser constatado neste vinho, elaborado com as melhores parcelas dos vinhedos da família. Permanece 1 ano maturando em carvalho Francês e mais 1 ano envelhecendo em garrafa antes da comercialização. Pertence a uma reserva limitada, por safra são elaboradas apenas 18.000 garrafas, todas numeradas.

Sua cor é rubi brilhante com reflexos violáceos. Aroma intenso de frutas vermelhas, a madeira está presente no aroma, mas perfeitamente integrada no conjunto. Corpo médio, bem estruturado, taninos elegantes e aveludados, demonstrando uma ótima maturação da uva.

O Miolo Merlot Terroir, acompanha com perfeição carnes vermelhas e massas com molhos vermelhos, também harmoniza bem com queijos de sabores marcantes como o gorgonzola e o grana. Vinho muito gostoso, redondo, agrada com facilidade, mas seu preço que é R$ 67,00 é caro demais, da mesma forma que o Merlot da Salton, esse Miolo precisa urgente realinhar seus preços para a realidade brasileira.

5 comentários:

  1. Exatamente ! NAO COMPRO 1 VINHO NACIONAL SEQUER.
    É um ROUBO !

    ResponderExcluir
  2. Ignorancia de quem não sabe o que diz! Vinhos brasileiros são "caros" não pq as vinicolas assim os querem, mas pelos elevados impostos cobrados aos vinhos nacionais, quase 50%!! Vinhos importados entram no país com baixas cargas tributarias e até mesmo sem nenhuma (caso dos vinhos oriundos de países integrantes do mercosul).

    ResponderExcluir
  3. Não é ignorância não, é caro mesmo!!!
    Também não é verdade que vinho importado não tem imposto, tem sim, o "ii" e é superior a 17%, tem mais os custos aduaneiros no Brasil são ilários de tão altos, continuo, eles pagam ICMS, PIS e Cofins. Quer mais?
    O que falta nas empresas nacionais é se profissionalizar mais e mais, é não querer ter margens de lucro muito acima da média mundial etc etc.
    Não dá para jogar toda a culpa nos impostos, pois os importados também os tem!

    Silas

    ResponderExcluir
  4. Este vinho (safra de 2005) foi escolhido como o melhor Merlot do mundo em uma degustação às cegas em Londres.

    Então não entendo como alguns podem achar um roubo esse vinho por 70 reais, e comprar um Merlot francês inferior por 100 reais (Os vinhos franceses sim são muito inflacionados).

    Vale lembrar que os vinhos importados só são tarifados com importação. Aqui, o produtor paga impostos abusivos em todas as etapas da produção de um vinho.

    O preço é alto, mas está na média ou até mais barato que vinhos da mesma qualidade no mercado brasileiro.

    Tudo bem que o vinho nacional deveria ser mais barato, mesmo que melhor. Mas acredito que atualmente não seja possível fazer um vinho de grande qualidade e muito mais barato que os importados.

    Se houvesse incentivos à produção, acredito que vinhos como esse por 40 reais iriam dominar o mercado nacional, pois dificilmente um vinho importado poderia concorrer com essa relação preço/qualidade. Daí poderiamos ter vinhos nacionais em maiores quantidade e qualidade. Mas acredito que no país onde vivemos, onde o governo não pensa duas vezes antes de aumentar seu próprio salário e cortar verbas que retornariam para a população, isso ainda é um sonho distante.

    ResponderExcluir
  5. Ao contrário de muitos, sou um entusiasta do vinho nacional, até pela dedicação e esmero de seus produtores, mas no caso desse vinho, devo admitir que todos aqui tem um pouco de razão.
    O vinho é muito bom; e é um pouco mais caro, em relação a outros sul-americanos da mesma categoria. Mas essa degustação de Londres não deu pra engolir. O melhor do mundo é demais. Quem será que participou? Esqueceram de chamar os vinhos de POMEROL? Ch. PETRUS que nos perdoe...

    ResponderExcluir