Como guardar seus vinhos.

Antes de guardar um vinho, informe-se sobre do estado em que este deve ser consumido. Há vinhos que não ganham nada com o estágio em garrafa, porque se encontram prontos a consumir quando são colocados no mercado. Se você pretende montar uma adega, é importante escolher, de acordo com o seu gosto pessoal, os vinhos a incluir na sua coleção. O número de garrafas existentes deve ser proporcional aos seus hábitos de consumo.

A adega deve ser um espaço amplo, protegido da luz e de variações de temperatura (que deve situar-se entre os 7ºC e os 14ºC). Quando existem grandes variações de temperatura, o vinho pode sair pela rolha ou cápsula da garrafa, o que significa que aqueceu ou que a rolha secou em demasia.

A unidade do ar é outro aspecto a levar em conta: deve rondar valores entre os 60% e os 75%. Se o local destinado a guardar o vinho for demasiado úmido pode-se comprar blocos de cal para absorver a umidade ou um aparelho desumidificador. Mas, se precisar aumentar a umidade do ar, o melhor é regar o chão (se for possível). Para se assegurar dos valores da temperatura e da umidade, o melhor é adquirir um termômetro e um higrômetro. Uma opção mais cara é a aquisição de uma adega climatizada, onde a temperatura e umidade são constantes e facilmente controladas. A adega deve ter uma boa circulação de ar para que cheiros indesejáveis (como, por exemplo, o cheiro a mofo) sejam rapidamente eliminados.

Uma vez na adega o vinho deve ser movido o menos possível, por isso o ideal é planificar a organização das suas garrafas antes de colocá-las no lugar. Geralmente, as garrafas são guardadas deitadas, para que o vinho fique em contacto com a rolha. Deste modo, a rolha não seca e não deixa entrar ar. As melhores garrafas devem estar mais perto do solo, porque é a zona mais fresca da adega. As garrafas de vinho do Porto Tawny, Madeira e outros generosos devem ser armazenadas em pé, pois são vinhos constituídos por elementos que podem danificar as rolhas se estiverem em permanente contato com elas.

Um comentário:

  1. estava atras de algumas dicas como essa. ainda estou sem condicoes de adquirir uma adegua climatizada, ate por falta de espaco em casa, entao estou tentando o que posso para armazenar de maneira correta os vinhos. abs.

    ResponderExcluir