Montado 2007, um JMF de aromas agradáveis.

A José Maria da Fonseca é o mais antigo produtor de vinhos de mesa e moscatéis em Portugal. A família Soares Franco, proprietária da empresa há 170 anos, tem assumido um papel determinante no setor vinícola português. Com mais de 650 hectares de vinhas, repartidos entre a Península de Setúbal, Alentejo e o Douro. Conta com um moderno centro de vinificação com uma capacidade de 6,5 milhões de litros, que permite a José Maria da Fonseca ter uma grande variedade de vinhos e também manter e garantir uma qualidade sustentável no estilo de seus vinhos.

A compra da Casa Agrícola José de Sousa Rosado Fernandes em 1986 veio concretizar um sonho antigo da família Soares Franco, produzir vinho do Alentejo numa propriedade carregada de prestígio (continua mítico o José de Sousa tinto de 1940) e de história (se produz vinho nessa vinícola desde 1878), utilizando métodos tradicionais de vinificação. O Montado foi produzido pela primeira vez na vindima de 1991, mantendo hoje a sua composição origina.

As castas que compõem o Montado são a Trincadeira (42%), Aragonês (31%) e Syrah (27%). Estagiando 3 meses na madeira, carvalho francês de segundo uso. Tem cor Rubi com reflexos púrpura. Aromas de frutas (ameixa e amora) e florais (violetas), com notas de baunilha. Corpo leve, equilibrado com taninos suaves, seu final é curto. Destaco nesse vinho os aromas agradáveis. Um vinho simples que deve ser consumido jovem. O preço normal do Montado é R$ 25,00, mas o encontrei em promoção no Pão de Açúcar por R$ 18,00; nessa condição vale a pena, por 25 eu escolheria outro vinho.

3 comentários:

  1. Gostei bastante dos aromas tambem. Nao me lembro onde li, que o Fasano o considera um dos melhores best buys.
    Abracos
    Ricardo Gumiero.

    ResponderExcluir
  2. Um excelente vinho, bem frutado mas também incorpado pois conta com seus 14% de álcool
    Mas uma ótima opção para os que tem restrições a tomar vinho sno verão, principalmente os tintos
    Realmente muito bom vinho
    Pedro Falcão

    ResponderExcluir