Casillero del Diablo Chardonnay 2007 em prova com o Sauvignon Blanc 2007.

Gostei da idéia de fazer comparativos entre vinhos, e nesse embalo, aproveitado esses dias de verão com muito calor, realizei com alguns amigos mais um desafio de vinhos brancos. A regra era clara; os dois vinhos da mesma vinícola e da mesma safra, isso nos permitiria focar nas castas. Foi escolhido o grande best buy desse blog, o Casillero del Diablo Chardonnay e Sauvignon Blanc, ambos da safra 2007. O preço igual para os dois, R$ 32,90, por tanto custo/benefício não entra nessa competição.

O Chardonnay tem cor amarelo palha limpo e brilhante. Aroma frutado, de pêssego e levemente de abacaxi, sobressai um fundo de baunilha vindo do estágio de carvalho, mas que não compromete o aroma da fruta. 30% desse vinho estagiou por 6 meses em barricas de carvalho francês. Corpo médio, com álcool e acidez equilibrados. Final prolongado e suave.

Já o Sauvignon Blanc apresenta cor amarelo claro com halo esverdeado muito brilhante. Aroma típico de frutas tropicais, maracujá e ao fundo um toque de ervas. Boa intensidade e frescor. Acidez marcante. Final suave.

Uma disputa difícil, os dois vinhos são muito gostosos. O Chardonnay é um vinho mais complexo, mais rico em seus aromas, sem dúvida redondo. O Sauvignon Blanc se destaca pela intensidade de seu aroma e no frescor proeminente. O estágio em carvalho do Chardonnay deu a ele uma sobriedade que contrasta com a jovialidade do Sauvignon Blanc. Nesta prova a opção fica diretamente ligada à harmonização, pois os dois vinhos são muito bons! Mas como eu não fico em cima do muro, nesta agradável disputa eu fico com o Casillero del Diablo Chardonnay que é sem dúvida um vinho acima da média em sua categoria.

9 comentários:

  1. Com relação aos tintos, o que vocês acham do Doña Dominga simples? Me parece um ótimo vinho no que se refere a custo/benefício.
    Parabéns pelo blog. Pena que só vim a conhecer agora.

    ResponderExcluir
  2. Luiz, obrigado pela visita ao blog!
    Ainda não conheço o Doña Dominga, vou procurá-lo e assim que degustá-lo colocarei minhas impressões aqui!
    Grande abraço,
    Silas

    ResponderExcluir
  3. Quero comprar um vinho para tomar com meu namorado no dia do aniversário dele, mais não tenho muito dinheiro e quero um vinho bom. Ele gosta de vinho suave. O que me sugere ?
    Um abraço!!
    Bruna.

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruna, não sou grande conhecedor em vinhos suaves, mas tenho duas boas indicação de vinhos seco, mas bem leves, um é branco; o Chileno Veo Grande, veja o comentário sobre ele no link http://sequetin.blogspot.com/2009/01/veo-grande-chadornay-viognier-2005-um.html a outra dica é o tinto espanho Torres Corona, veja o link http://sequetin.blogspot.com/2009/01/torres-coronas-tempranillo-2005.html .
    Ambos custam em torno de R$ 30,00. Espero que vc goste dessas dicas!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Obrigada!!! dei uma olhadinha i acho que vou comprar o tinto espanho Torres Corona.
    Abraço ;)

    ResponderExcluir
  6. Antes de mais, parabéns pelo blogue.
    Sou de Lisboa (Portugal) e encontrei-o via Google, numa pesquisa pelo Casillero del Diablo Chardonnay. Tem um preço médio acessível, e com a sua apreciação deveras positiva, vou mesmo comprar.

    Saudações lusófonas.
    Filipe Guedes Ramos

    ResponderExcluir
  7. Filipe, é muito bom receber nossos irmãos portugueses por aqui!
    Muito obrigado pelas palavras e que bom o blog está lhe agradando!
    Não é difícil perceber que gosto muito da linha Casillero del Diablo, faço muitas citações sobre eles no blog, é um vinho muito fácil de agradar!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Silas, primeitamente parabéns pelo o cultural Blog. Quais vinhos Tintos e Branco que você recomenda para uam Céia Natalina?

    Abraço.*---*

    ResponderExcluir
  9. Para ceia de natal a quantidade de opções pode ser enorme, precisariamos saber primeiro qual será o cardápio, assim poderiamos fazer uma indicação mais apurada!
    Me escreva informando que promedo dar minhas dicas!
    Mas um já posso adiantar, para o tradicional brinde de meia noite, recomendo um espumante excelente, que é o Veuve du Vernay Brut que é muito acima da média em sua faixa de preço!
    Abraço
    Silas

    ResponderExcluir