Camigliano Chianti Colli Senesi 2010.

 
Chianti o vinho mais famosos da Itália, produzido na região da Toscana com a uva Sangiovese (predominante). O Chianti não é exatamente um vinho de guarda mas pode manter suas características por anos desde que bem armazenado. Alguns deles são produzidos sob DOCG (Denominazione d'Origine Controlatta e Garantita), no entanto, nem sempre é uma garantia de qualidade.

Há uma lenda interessante envolvendo os vinhos Chianti: Em meados do século XVII, as disputas políticas envolvendo as cidades de Siena e Firenze (Florença) quanto à extensão territorial de cada uma alcançaram também a denominação dos vinhos Chianti. A fim de resolver essa questão, foi proposta a realização de uma prova para a delimitação das fronteiras. A prova, uma corrida, envolveria um cavaleiro de cada cidade que deveria sair em direção à outra assim que o galo cantasse na alvorada. A fronteira seria o ponto onde eles se encontrassem. Acertado isso, o povo de Siena elegeu um galo bonito, jovem, bem nutrido para cantar na alvorada enquanto que o povo de Firenze escolheu um galo negro, magro e mal alimentado. É claro que o galo de Firenze acordou mais cedo, pois tinha fome, e cantou antes do galo de Siena fazendo com o que o cavaleiro de Firenze tivesse boa vantagem. Essa vantagem fez com que os cavaleiros se encontrassem já bem perto de Siena e, como consequência, a cidade de Firenze conquistou um território maior que a vizinha. Dizem que essa disputa também levou para Firenze a exclusividade do nome Chianti que é representada nas garrafas por um galo negro.

Comprado pelo empresário Walter Ghezzi em 1957, a Camigliano foi direcionada para a produção de vinhos de alta qualidade, especialmente o Brunello di Montalcino. Possui um total de 90 hectares de vinha, dos quais 50 hectares para a produção de Brunello (180 mil garrafas), o restante geram outro vinhos muito bons como o Rosso di Montalcino e o Chianti.

O Chianti Colli Senesi da Camigliano, possui cor rubi brilhante, com aromas de frutas vermelhas frescas, intenso e bastante típico. É caracterizado por uma elevada e agradável acidez, baixa adstringência, e corpo médio-leve, que pede acompanhamento de refeições leves como massas com molho vermelho e pizzas a base de queijos. Encontrei esse vinho por R$ 51,00, barato para um bom Chianti como esse!

Um comentário:

  1. Musicas para ouvir tomando um bom vinho!... http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/2015/04/5-musicas-para-ouvir-tomando-um-bom.html?m=1

    ResponderExcluir