Montes Cabernet Sauvignon 2009.

A Viña Montes teve suas atividades iniciais em 1987. Dois parceiros, Aurelio Montes e Douglas Murray, ambos com longa experiência no mundo do vinho, estavam certos de que o Chile poderia produzir vinhos muito melhores do que aqueles que estavam disponíveis no mercado. Em 1988, eles se juntaram a outros dois sócios, Alfredo Vidaurre e Pedro Grand, cada um com habilidades complementares e insumos necessários e diferentes. Por último ingressaram à sociedade José Antonio Garcés e Sergio Barros, foi formada definitivamente a Viña Montes.

O primeiro Montes Alpha Cabernet Sauvignon, o vinho que deu fama a vinícola, foi um sucesso instantâneo e provou que tínhamos escolhido o nicho certo, o de qualidade! Montes Alpha Cabernet Sauvignon 1987 foi o primeiro vinho premium realmente exportado pelo Chile e abriu um caminho que outros seguiram rapidamente.

Uma linha abaixo encontramos o Montes, descrito como um vinho de "fantástica relação qualidade/preço" pela Wine Spectator, o ótimo Montes Cabernet Sauvignon possui cor rubi intensa, exibe aromas e sabores típicos da casta, com fruta marcante e um elegante toque de carvalho. É um vinho muito bem elaborado, com estilo redondo e exuberante, boa presença de boca, com elegância, possui bom corpo, fruta e taninos firmes.

Na verdade esse Montes 2009 possui uma parcela de Merlot (15%) que dá mais maciez a maior parcela de Cabernet Sauvignon (85%). Esse vinho foi maturado em barricas de carvalho americano por 6 meses. Harmoniza muito bem com uma massa a bolonhesa ou com carne assada. Custou na Mistral R$ 38,71, um verdadeiro achado nessa faixa de preço; esse eu recomendo 100%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário