Bourgogne, a região mágica da França.

A Bourgogne está situada na região centro-este da frança, divide com Bordeaux o título de mais famosa região vinícola do país. A maioria de suas sub-regiões estende-se entre as cidades de Dijon, ao norte, e Mâcon, ao sul. A exceção, que está separada das demais, é a sub-região de Chablis, situada a noroeste de Dijon, cuja principal cidade é Auxerre.

A cozinha bourguignonne costuma ser substanciosa, bastante camponesa, sensata, e dificilmente se afasta das raízes. A Bourgogne poderia ser definida como um paraíso para quem gosta de comer. Destacam-se os pratos cozidos no vinho, como o Coq au vin, o Boeuf Bourguignon, a Pochouse (peixes de rio no vinho branco), Oeufs em Meurette (com molho de vinho tinto). A mostarda também participa bastante nos molhos e pratos.

Quando se trata de vinhos, a Bourgogne não deve nada a ninguém, oferecendo tintos (Pinot Noir), brancos (Chardonnay) e rosados que excitam os paladares dos conhecedores, como os grandes de Chablis, o Romanée-Conti (um dos mais caro do mundo), Chambertin, Musigny, Côte de Nuits, Pommad, Volna, BeauneCorton-Charlemagne, Montrachet, Meursault e Pouilly-Fuissé, assim como os gostosos e simples tintos de Beaujolais, que correm generosamente nos seus bistrôs.

Seus queijos mais famosos são o Charolais (de leite de cabra ou de vaca), o Chaource (de leite de vaca), o Mâconnais (de leite de cabra), e o Epoisses de Bourgogne (de leite de vaca)e Dijon.

Um tripé precioso de ingredientes se destaca na região: vinhos, carnes e mostarda. Como coadjuvantes, e quase sempre atuando junto com os ingredientes dessa trilogia, entram os muitos peixes dos grandes rios e lagos, os queijos (como o Epoisses), os famosos escargots, as caças e champignons das florestas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário