Don Diego Syrah/Cabernet Sauvignon 2009.

A mais de 1.500 metros de altura acima do nível do mar, em uma das regiões mais secas da Argentina e no meio de uma paisagem feita pelo vento durante milhares de anos, a Finca Don Diego produz vinhos tão únicos como a terra de onde vem. Localizada na rota 60 no vale de Fiambalá, província de Catamarca, uma cidade estabelecida há mais de 300 anos, é o lugar escolhido por Elvio Centurion, dono da vinicola. Ele tem o compromisso de produzir vinhos de qualidade "premium", respeitando o equilibrio entre o homem e a natureza.

A adega de produção limitada possui tecnologia de última geração para poder obter o melhor das uvas certificadas 100% orgânicas. Lá se estendem 80 hectares que dão vida às melhores cepas de Syrah, Cabernet Sauvignon, Malbec e Torrontes. Don Diego é conhecido no mundo por suas exportações aos Estados Unidos, Holanda, Brasil e Paraguai. Atualmente em negociação para estender seus mercados na França e Colômbia. A grande qualidade dos vinhos de altitude A 1505 metros acima do nivel do mar, o ar é mais denso, o que faz o vinhedo trabalhar mais para liberar o dióxido de caborno através da fotossíntese. Isso se traduz como uma planta mais vigorosa, que consegue mais açúcar em seus frutos e um álcool de maior potencial. Isso permite o desenvolvimento de folhas mais grossas, que proporcionam ao vinho um conteúdo de taninos elevados que têm a função de dar mais corpo, concentração e longevidade aos vinhos.

Esse vinho tem o corte de 70 % Syrah e 30 % Cabernet Sauvignon. Sua cor é purpura intenso e brilhante. Aroma característico da Syrah, com frutas negras, amora, pimenta e um leve toque floral. Estrutura vigorosa e equilibrada, taninos presentes e bom final. Esse vinho é potente e por isso requer um harmonização específica, acompanhei esse aqui com carne louca, pois é, foi muito bem, pois a carne estava muito temperada com pimentão verde e cebola. O vinho é bom, porém não muito fácil de agradar, destaque para o belíssimo rótulo. Seu preço é R$ 42,60 na Vinhos Millesime (www.vinhosmillesime.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário