A volta ao mundo dos vinhos em três livros!


É comum receber perguntas sobre quais seriam os melhores livros para quem quer começar a entender um pouquinho sobre vinhos.

Existem muitos bons livros sobre o assunto, mas normalmente tenho indicado três que considero excelentes e que se completam no aprendizado sobre o mundo dos vinhos. Recomendo inclusive que sejam lidos nessa sequência. O primeiro é “Sem Segredos” de Matt Skinner, o segundo é “O Livro do Vinho” de Vincent Gasnier e o terceiro é “A Arte de Degustar o Vinho” de Enrico Bernardo.

O livro de Matt Skinner, Sem Segredos, aborda o vinho com uma linguagem acessível, fazendo o assunto parecer simples (e é), muito bem ilustrado e até com uma pitada de diversão. Não é um livro técnico, deixando assim o tema muito fácil de entender, por isso recomendo como o primeiro livro a ser lido.

O Livro do Vinho de Vincent Gasnier já aborda o assunto de uma forma mais detalhada e um pouco mais técnica, é um livro bem completo, também muito bem ilustrado. Nesse livro você encontrará informações essenciais para se aprofundar um pouco mais no tema.

Por fim o livro do Enrico Bernardo, A Arte de Degustar o Vinho, já aborda o assunto de uma forma mais avançada, não é um livro técnico, mas é um livro que transborda conhecimento que certamente irá enriquecer até quem já possui uma ampla cultura sobre vinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário