Vinho uruguaio está cada vez melhor!

O Uruguai tem de uma posição geográfica privilegiada que permite ser um país de vanguarda na produção de vinhos finos. Localizado entre os paralelos 30 e 35 (latitude sul), igual as melhores zonas vitivinícolas da Argentina, Chile, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Seu solo argiloso, um equilibrado regime de chuvas, temperaturas ótimas para o crescimento dos vinhedos e uma topografia levemente ondulada, dá ao Uruguai um dos melhores terroir do mundo.

O clima uruguaio tem influência marítima Atlântica semelhante ao de Bordeaux, um pouco mais quente do que este. A intensidade luminosa é similar à da Argentina e do Chile, com a influência refrescante das correntes de ar frio que sobem desde a Antártida. Os vinhos uruguaios geralmente têm menor teor de álcool porque em seu amadurecimento morfológico a uva consegue entre um 12-12,5 por cento de potencial de álcool. Semelhante ao da Nova Zelândia, os vinhos atingem um bom equilíbrio natural entre a acidez e a fruta. Seus taninos estão presentes em forma mais suave.

Nos últimos anos muitos produtores vitivinícolas têm realizado um enérgico e sólido processo de reconversão de vinhedos e adegas. Os resultados mais recentes indicam um excelente desempenho. A cada ano conquistam mais prêmios nos concursos internacionais Este reconhecimento mundial foi junto com um acréscimo excepcional das exportações, triplicado no último cinco anos, superando os 3.2 milhões de litros por ano.

Com 10000 hectares cultivados e colheitas a mão, o país atinge a consagração internacional das marcas de vinhos uruguaios com excelente qualidade, harmoniosos e elegantes. A estratégia uruguaia é a qualidade e não a quantidade, produzindo melhores vinhos a cada ano.

As principais regiões vinícolas se situam próximas a Montevidéu (Canelones, San José e Juanicó) ou então próximas à fronteira do Brasil, ao norte do país (Salto, Artigas, Rivera e Cerro Chapéu). Canelones e Cerro Chapéu são as regiões mais conhecidas e se destacam pela produção de vinhos de elevada qualidade e com grande prestígio internacional.

San José e Juanicó são áreas de produção mais recente, com vinhedos espetaculares, onde se plantam videiras dos melhores clones disponíveis hoje no mercado. Novas varietais estão sendo plantadas em todas as regiões, ampliando as possibilidades de produção de vinhos modernos e adequados ao gosto do consumidor.

Segue algumas dicas de vinhos uruguaios bons e baratos!
- Bouza Tannat 2008
- Bodegas Carrau Tannat Reserva 2007
- Montes Toscanini Merlot/Tannat 2009
- Vallontano Tannat 2007
- Viejo Stagnari Tannat 2008
- Lãs Brujas Gimenez Mendez Tannat 2008
- Gimenez Mendez Alta Reserva Tannat 2008

Um comentário:

  1. Irei final do mes a Punta e pretendo visitar as vinícolas próximas. Certamente trarei alguns vinhos recomendados aqui.

    ResponderExcluir