Sem neura com as safras.

As tabelas de safras são muito úteis, pois trazem uma indicação media de qualidade em cada região, dependendo do ano. No entanto, elas não deveriam ser usadas para limitar o enófilo, e sim para ajudá-Io. Não é inteligente querer tomar vinhos apenas de safras espetaculares. Hoje em dia, geralmente os melhores produtores fazem ótimos vinhos mesmo em safras mais fracas. Eles têm inúmeros recursos à disposição, como limitar bastante as quantidades.

A tecnologia também tornou muito rara as safras desastrosas. Neste caso extremo, o bom produtor pode decidir por não engarrafar, se a qualidade daquela safra não estiver à altura de sua reputação. É por isto que é importante estar atento ao nome do produtor. As piores safras atingem sobretudo os maus produtores. O bom produtor costuma fazer bons vinhos mesmo nas safras mais difíceis.

As safras mais fracas também são ótimas para beber quando jovens, pois ficam prontas mais cedo. As grandes safras devem esperar mais, demorando para amadurecer, Atualmente, para falar a verdade, para os vinhos do dia a dia, em geral não há grandes diferenças entre as safras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário