Orvieto Ruffino Classico 2009, uma corte interessante de uvas brancas.

Dessa vez escolhi um vinho branco italiano, principalmente pela composição de uvas utilizadas. O Orvieto Ruffino Classico 2009 tem a seguinte variedade: Grechetto (50%), essa uva cultivada na Umbria produz vinhos encorpados, com caráter e aroma picante, Procanico (30%), uva branca pequena, cultivadas nas regiões da Toscana, Umbria e Latium, essa espécie é importante componente dos vinhos brancos Orvieto, é a variante fina do Trebbiano Toscano, Verdello (10%), essa uva branca cresce também na Umbria, notável pela acidez e frescor dos vinhos que a utilizam, serve à produção de Orvieto, Colli Trasimeno e Torgiano e a Canaiolo Bianco (10%), uma variedade branca rara é usada muitas vezes no preparo do vinho Orvieto, sua adição visa dar maior maciez a composição.

Esse vinho tem cor amarelo palha brilhante. Aroma de frutas cítricas, abacaxi e pêra, com notas florais. Na boca, muito fresco e harmonioso, boa estrutura, seco, porém leve, bem equilibrado, com suave persistência aromática.

Não recomendo servir muito gelado, em torno dos 12°C, essa temperatura ajudará a florescer todos os aromas e sabores que essa combinação de uvas pode propiciar. Seu preço em torno de R$ 35,00 é justo, esse Orvieto é vinho gostoso e que desperta curiosidade pelas uvas que compõem seu corte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário