Livon Collio Friulano 2007.

Fundada no início dos anos 60, quando Dorino Livon comprou a primeira propriedade nas colinas de Collio. A vinícola está localizada em uma das colinas mais belas e altas da região de Friuli. Possue 95ha de vinhedos na área de Collio e Colli Oriental. Outras vinícolas foram sendo adquiridas. Nos anos 80, os filhos do fundador, Valneo e Tonino, expandiram ainda mais o grupo, que totaliza hoje mais de 200ha de vinhedos, em cinco diferentes vinícolas.

Dessa vinícola tive a oportunidade de degustar o branco da casta Tocai Friulano, uma uva pouco conhecida por aqui. Essa uva mais cultivada na região do Friaul, mas também pode ser encontrada em Veneza, Lombardia e Eslovênia. Os vinhos têm aroma de flores e fruta, sendo melhor se consumidos jovens. A origem não é certa. Apesar de sua denominação semelhante à húngara Tokajer, não tem parentesco com essa uva. A uva cultivada no Chile, denominada Sauvignon Vert ou Sauvignonasse é idêntica a Tocai.

O Collio Friulano possui cor amarelo palha com reflexos esverdeados. O aroma floral intenso e notas de amêndoa. Na boca é saboroso e refrescante, corpo médio, boa acidez, equilibrado. Esse vinho vai muito bem como sozinho como aperitivo ou como entrada; perfeito com peixes brancos assados ou grelhados. Acompanha muito bem também o presunto cru. Não sirva muito gelado, entre 12 e 13°C ajudará a destacar seus aromas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário