Castas Portuguesas: Moreto e Baga.

Voltamos a série sobre as castas portuguesas, esse é o sexto post sobre o tema. Desta vez vamos falar sobre a Moreto e a Baga.

Moreto












A casta Moreto é característica da zona do Alentejo, sendo bastante cultivada nas zonas de Reguengos, Redondo e Granja-Amareleja. Pensa-se que terá sido introduzida na região, por volta do século XIX, quando se assistiu a um grande desenvolvimento da viticultura no Alentejo. Esta casta apresenta cachos de tamanho pequeno e bagos de tamanho médio e arredondados. É uma casta bastante produtiva e de maturação tardia. Os vinhos produzidos com a casta Moreto são normalmente pouco encorpados e apresentam pouca cor, por isso é utilizada em vinhos de lote. Normalmente é lotada com as castas Trincadeira, Aragonez e Tinta Caiada.

Baga











A Baga é a casta tinta predominante da Bairrada, sendo também cultivada no Dão, Estremadura e em algumas zonas do Ribatejo. É uma casta de elevada produção, com cachos de bagos pequenos e de maturação tardia. Em solos argilosos e com boa exposição solar, a Baga consegue amadurecer convenientemente e produzir vinhos muito escuros, concentrados de aroma e que podem envelhecer em garrafa durante muitos anos. Em solos férteis, a maturação da casta é dificultada pela elevada produção de cachos e os vinhos que produz são pouco alcoólicos e bastante ácidos.

Um comentário:

  1. Silas

    A Baga lembra a Tannat uruguaia, forte, tânica, aromática e encorpada, ideal com carnes fortes como um Javali. Só que manhosa como só ela. Quando bem trabalhada e domada produzem joias engarrafadas.

    Um abraço Peter www.alemdovinho.worpress.com

    ResponderExcluir