Ironstone Petite Syrah 2008.

A história dessa vinícola começou nas mãos de John Kautz, um jovem agricultor do Lodi, Califórnia, que enxergou o futuro no cultivo das uvas naquela região. Com 12 hectares, em 1948, John rapidamente construiu uma excelente reputação como um produtor de uvas premium da Califórnia e logo acumulava 5.000 hectares em Lodi e Sierra Foothills, tornando-se um dos dez maiores produtores da Califórnia. Em 1988, John, sua esposa, Gail e seus filhos se dedicaram à criação de um vinho próprio. Mantendo ainda a venda de uvas para as vinícolas maiores, eles trouxeram o premiado Winemaker Steve Mullier para lançar os vinhos Kauts, que mais tarde evoluiriam para Ironstone, uma marca dedicada à produção de vinhos de qualidade excepcional, valorizando o custo-benefício e a acessibilidade. Em 1989, um grupo de mineiros usando dinamite, picaretas e pás esculpiram as rochas calcárias e xistosas da fazenda da família em Murphys, Califórnia para criar cavernas capazes de amadurecer os vinhos da vinícola perfeitamente numa temperatura constante de 15°C, além de uma sala de degustação. No inicio as adegas subterrâneas eram pequenas e modestas, hoje elas se tornaram um complexo na Califórnia e é o maior entretenimento da vinícola.

O Ironstone Petite Sirah estagia em pequenas barricas de carvalho francês onde amadurece em adegas subterrâneas por alguns meses a temperatura constante de 15°C, sendo que nos primeiros 4 meses espontaneamente ocorreu a fermentação maloláctica. Na verdade esse vinho é composto de 95% Petite Sirah e 5% Souzão, possui cor violácea intensa, com aromas de frutas vermelhas e mirtillo misturado com baunilha e uma pitada de pimenta. Seco e de corpo médio, seu sabor de frutas e chocolate, cedro e baunilha dão um revestimento suave com taninos moderados. Harmoniza bem com carne assada com legumes. Experimente também com pratos a base de cogumelos.

Apenas por curiosidade a Petite Sirah é espécie de uva muito cultivada na Califórnia, da qual não se sabia a origem certa, até que nos anos 90, através de análise genética, foi constatado tratar-se de uma mistura de Syrah e Peloursin. Também pode ser encontrada na América do Sul e México. Os vinhos são robustos, ricos em tanino e muito escuros. A casta tinta Souzão é típica da Região do Douro, suas duas maiores qualidades são a forte cor, alta acidez e grande caráter frutado. Esse Ironstone custou R$ 42,00, o vinho é bom, mas por esse valor poderia citar vários melhores, para mim o grande “barato” de beber esse vinho é o fato dele ser californiano, eu sempre tenho uma grande expectativas com os vinhos dos “States”, na maioria das vezes me frustro, pois os grandes vinhos de lá custam muito caros e não tenho achado boas opções a preços baixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário